O turismo praticado no estado do Piauí sempre foi muito forte na região do litoral. Aos poucos, outras regiões do interior estão explorando suas riquezas naturais despertando interesses de turistas como as cidades de São Raimundo Nonato, Piracuruca, Pedro II e outras.
A costa piauiense possui extensão de 66 km. É considerada pequena se comparada à extensão de outros estados, mas é muito visitada pela sua beleza, por ser propensa ao banho e não ser poluída.
Preocupada com o crescimento do turismo, especialmente na região litorânea, a PMPI implantou uma unidade voltada ao policiamento turístico. A CIPTUR (Companhia Independente de Policiamento Turístico) foi criada pela Lei Complementar 111 de 14.07.2008, com sede na cidade de Luís Correia-PI, no litoral piauiense, com a estrutura básica de 03 (três) Pelotões. Tendo como atribuições legais a de realização do policiamento ostensivo especializado de apoio ao turismo e aos turistas no litoral piauiense, visando à preservação da ordem pública e à incolumidade das pessoas e do patrimônio.
Na prática os policiais que desempenham o policiamento especializado em turismo realiza também o policiamento normal, devido à carência de efetivo. Acreditamos que não seja o correto. Em relação à capacitação, em 2009 foi realizada uma capacitação em língua estrangeira (inglês) para 15 horas/aulas para 25 policiais militares. Estamos elaborando uma capacitação em língua estrangeira
(Inglês e Espanhol) para todos os 51 policiais da CIPTUR. No que tange às parcerias, O SEBRAE e a Secretaria de Turismo do Estado variavelmente dar treinamentos e cursos à proprietários de hotéis, pousadas, restaurantes e bares voltados ao atendimento ao turista, onde alguns policiais militares também participam.
Outros pontos turísticos existentes em Parnaíba-PI, cidade vizinha à Luís Correia, como: Praia da Pedra do Sal, Porto das Barcas e Lagoa do Portinho o policiamento também é realizado por policiais da atividade fim. Esperamos que estas informações sejam capazes de atender as suas necessidades.
Estamos à disposição para esclarecimentos e também sugestões. Boa dissertação.
Antonio Pacifico de Castro Neto – Maj. PM
Cmt. da CIPTUR
Nenhum comentário:
Postar um comentário