23/06/2026

CENTRAL: 10 homens e uma mulher foram enviados para audiência de custódia em Parnaíba

O bonde da polícia civil enviou, nesta manhã de terça-feira (23), 10 homens e uma mulher para o núcleo de audiência de custódia na Comarca de Parnaíba/PI. VEJA:

1. Francisco de Assis Azevedo do Amaral, 30 anos - mandado de prisão 

2. Joselito Pessoa Salvador, 29 anos - mandado de prisão

3. Leandro de Souza Araújo, 40 anos, natural de Belém do Pará - prisão em flagrante por tráfico de drogas.

4. Luis Albert dos Santos Souza, 48 anos - prisão em flagrante por ameaça no âmbito da Lei Maria da Penha

5. Joel de Oliveira Araújo, 30 anos - prisão em flagrante em crimes da Lei da Lei Maria da Penha

6. Jonathan Souza Pinto, 23 anos - mandado de prisão

7. Manoel Pereira de Carvalho, 39 anos - mandado de prisão

8. Raimundo Nonato de Melo, 34 anos - prisão em flagrante em crimes da Lei da Lei Maria da Penha

9. David Melo Veras, 38 anos - prisão em flagrante por descumprir medida protetiva de urgência no âmbito da Lei Maria da Penha.

10. Francisco das Chagas Lima de Araújo, 39 anos - porte/posse ilegal de arma de fogo com base no estatuto do desarmamento e disparo em via pública, também com base no estatuto do desarmamento.

11. Paula Gabriela Silva de Carvalho, 30 anos - prisão em flagrante por ameaça no âmbito da Lei Maria da Penha.

SIGA O PORTALDOCATITA NO INSTAGRAM 👈 clicando no link

TERÇA MUSICAL NO NORDESTINO ROOTS


 

NOTA DE FALECIMENTOS

 A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, cumpre o seu doloroso dever de comunicar o falecimento das seguintes pessoas:

1. JOSÉ NELSON ROCHA, 93 anos de idade, falecido às 18h 55min do dia (22.06.2026) no Hospital Marques Basto em Parnaíba-PI. O corpo está sendo velado no Salão de Velório em Parnaíba-PI e o sepultamento será realizado às 16h no cemitério da cidade.

2. MARIA DO ROSÁRIO PEREIRA DOS SANTOS, 71 anos de idade, falecida às 20h 30min do dia (22.06.2026) em sua residência na Avenida São Sebastião, n°999, Bairro de Fátima, onde está sendo velada. O sepultamento será às 16h de hoje (23.06.2026) no cemitério São Sebastião.

3. MARIA DO SOCORRO DA CONCEIÇÃO, 83 anos de idade, falecida às 19h 17min do dia (22.06.2026) no Hospital Nossa Senhora de Fátima em Parnaíba-PI. O corpo está sendo velado na Rua São Leopoldo, n°999, Bairro Frei Higino. O sepultamento será às 17h de hoje (23.06.2026) no cemitério Santana.

A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.

Informou a Pax União.

Parnaíba – PI, 23 de junho de 2026.

Corrida Parnauto Run. Faça já a sua inscrição

 


NOTA DE FALECIMENTOS

 A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, cumpre o seu doloroso dever de comunicar o falecimento das seguintes pessoas:

1. JOSÉ MARCELINO PEREIRA DE OLIVEIRA, 71 anos de idade, falecido às 06h 30min do dia (20.06.2026) no Hospital Nossa Senhora de Fátima em Parnaíba-PI. O corpo foi trasladado para o Povoado Marruazinho, zona rural de Esperantina-PI, onde foi velado e sepultado.

2. NATIMORTO DE MARIA SALETE DOS SALES, falecido às 15h do dia (20.06.2026) no Hospital Dirceu Arcoverde em Parnaíba-PI. O corpo foi removido direto para o cemitério Santana.

3. MANOEL DE JESUS PEREIRA DE OLIVEIRA, 56 anos de idade, falecido às 19h 40min do dia (20.06.2026) no Hospital Nossa Senhora de Fátima em Parnaíba-PI. O corpo foi velado na Rua Manoel de Souza, n°150 em Luís Correia-PI. O sepultamento no cemitério do Povoado Tabual, zona rural de Tutóia-PI.

4. FRANCISCO CANDEIRA DE ALBUQUERQUE, 74 anos de idade, falecido às 17h 20min do dia (20.06.2026) no Hospital Nossa Senhora de Fátima em Parnaíba-PI. O corpo foi velado no SALÃO DE VELÓRIO VIP DA PAX UNIÃO. O sepultamento ocorreu às 16h do dia (21.06.2026) no cemitério São Sebastião.

5. FRANCISCO FREITAS TOMAZ, 88 anos de idade, falecido às 11h 20min do dia (20.06.2026) no SAMU de Parnaíba-PI. O corpo foi velado no SALÃO DE VELÓRIO I DA PAX UNIÃO. O sepultamento ocorreu às 16h do dia (21.06.2026) no cemitério Santana.

6. FLORISA RODRIGUESDE SOUSA ARAÚJO, 62 anos de idade, falecida às 20h do dia (20.06.2026) no Hospital Nossa Senhora de Fátima em Parnaíba-PI. O corpo foi trasladado para Piripiri-PI, onde foi velado e sepultado.

7. MARIA CELESTE SALES, 76 anos de idade, falecida às 10h 55min do dia (21.06.2026) em sua residência na Rua Chagas Costa, n°1151, Bairro Bel Vista em Joaquim Pires-PI, onde foi velada. O sepultamento ocorreu às 06h de ontem (22.06.2026) no cemitério da cidade.

8. ANTÔNIO LÚCIO SANTOS SOUSA, 72 anos de idade, falecido às 06h 08min de hoje (22.06.2026) no Hospital Dirceu Arcoverde em Parnaíba-PI. O corpo está sendo velado no SALÃO DE VELÓRIO II DA PAX UNIÃO. O sepultamento será realizado às 08h de hoje (23.06.2026) no cemitério da Fraternidade.

9. OTÁVIO ASSIS DO NASCIMENTO, 68 anos de idade, falecido às 08h do dia (22.06.2026) em domicilio no Conjunto Dom Rufino II, Q A4, C 03, Bairro Primavera, onde foi velado. O sepultamento ocorreu às 17h 30min no cemitério São Sebastião.

Informou a Pax União.

Parnaíba – PI, 22 de junho de 2026.

FALECIMENTO


 

22/06/2026

Manutenção na rede de abastecimento de água ficará interrompido o fornecimento nesta terça (23)

 COMUNICADO PARA PARNAÍBA

A Águas do Piauí informa que realizará, nesta terça-feira (23), uma manutenção emergencial para correção de vazamentos na rede de abastecimento em Parnaíba. Os serviços ocorrerão em três pontos distintos, sendo nos bairros Cantagalo, São Francisco da Guarita e Pindorama, e iniciarão às 7h30 com previsão de conclusão até as 17h.

Durante a execução dos reparos, o fornecimento de água ficará temporariamente comprometido nos bairros São Benedito, Frei Higino, Reis Veloso, João XXIII, Planalto, São Judas Tadeu, Chafariz, Catanduvas, Floriópolis, Jardim Atlântico, Jardim Vitória, Conviver, Portinho, Ceará, Bebedouro, Boa Esperança, São Francisco, Pindorama, Bairro do Carmo, Nova Parnaíba, São José, Centro, Mendonça Clark e Bairro de Fátima.

A concessionária orienta que a população faça reservação antecipada de água e, ao longo do dia, use o recurso de forma mais ainda mais consciente. Após a conclusão das manutenções, o fornecimento de água será retomado de forma gradativa, podendo levar mais tempo para ser normalizado nas áreas mais elevadas da cidade.

A Águas do Piauí reforça que seus canais de atendimento seguem à disposição da população, inclusive para o registro de demandas emergenciais, são eles: o 0800 223 2000, que recebe ligações telefônicas e mensagens no WhatsApp, além do aplicativo Águas App e o site www.aguasdopiaui.com.br. A concessionária agradece a compreensão da população.

SEGUNDOU

Luís Barba Preta com clientes vips nesta segunda-feira, 22 de Junho, no Restaurante o Luís na Lagoa do Portinho em Parnaíba. 
 

Vazamento de energia elétrica: entenda como identificar esse desperdício silencioso dentro de casa

Muitas pessoas associam o aumento da conta apenas ao uso de eletrodomésticos ou ao tempo em que os aparelhos permanecem ligados. No entanto, um fator pouco conhecido também pode elevar o consumo: o chamado vazamento ou fuga de energia, geralmente provocado por instalações elétricas antigas ou inadequadas.

Quase sempre, esse crescimento só é percebido no fim do mês, quando a leitura do medidor não condiz com o consumo esperado. Em um imóvel com instalação de 220 volts, por exemplo, uma pequena fuga de corrente ao longo de 24 horas pode equivaler a um aparelho elétrico ligado o dia inteiro, gerando desperdício e aumento na conta em até 50%.

Quando a fiação é antiga, mal dimensionada ou apresenta desgaste natural dos materiais, pode ocorrer a chamada fuga de energia na rede interna. Esse fenômeno acontece quando parte da eletricidade se dissipa em forma de calor ao longo dos fios, provocando aquecimento da instalação e desperdício de energia, o que acaba refletindo no aumento da conta de luz.

“É comum percebermos imóveis que possuem sistemas elétricos instalados há muitos anos, atualmente com uma realidade de consumo bem maior daquela que foram projetadas. A recomendação é que essa vistoria seja feita a cada 5 ou 10 anos, principalmente em imóveis mais antigos ou que passaram por ampliações e aumento do número de equipamentos”, declara Patrick Picoli, Gerente de Serviços Técnicos e Comerciais da Equatorial Piauí. 

Como identificar o vazamento de energia elétrica

Entre os sinais de que pode haver problemas na fiação elétrica estão tomadas aquecendo, disjuntores que desarmam com frequência, cheiro de queimado ou até ocorrências de curto-circuito dentro da própria residência.

Outro fator comum é o uso excessivo de extensões, benjamins e adaptadores para ligar vários aparelhos em uma mesma tomada. Essa prática pode provocar sobrecarga na rede elétrica interna e aumentar ainda mais as perdas de energia.

Cuidados com a Segurança

Além de provocar aumento na conta de luz, a fuga de energia também pode representar riscos dentro da residência. Paredes que apresentam aquecimento próximo a interruptores e tomadas, ou que dão pequenos choques ao serem tocadas, podem indicar a presença de corrente elétrica indevida.

Diante dessas situações, a Equatorial Piauí orienta que os clientes evitem realizar qualquer tipo de reparo por conta própria e busquem sempre o apoio de um profissional qualificado para avaliar e corrigir a instalação elétrica.

Camila Leal/Equatorial

PM estoura boca de fumo e encontra uma dúzia de usuários tentando comprar drogas em Parnaíba

 O dono da casa foi preso em posse de cocaína, maconha, crack e dinheiro 

Uma ação do serviço de inteligência da polícia militar do Piauí, estourou um ponto de venda de drogas na Rua Francisca Borges, bairro João XXIII em Parnaíba, na noite deste domingo, 21 de junho.

A policia chegou ao endereço após prender um usuário em posse de 04 trouxas de maconha, que acabara de comprar no local. 

Neste ponto, apareceu vários usuários para comprar crack e maconha.

O morador da casa foi identificado como Leandro de Souza Araújo, o Ratinho, de 40 anos. Neste imóvel a policia apreendeu 214 pedrinhas de crack, 87 buchas de maconha, 22 papelotes de cocaína, 01 rolo de papel filme, R$ 357 em espécie e dois aparelhos celulares.

A PM informou que a mesma casa já havia sido alvo de operação da polícia militar contra o tráfico de drogas. 

Ratinho - preso em flagrante acusado de tráfico de drogas. 
DROGAS APREENDIDAS. 

PM apreende pistola 9mm após disparos em via pública em Parnaíba

A Polícia Militar através do 27º Batalhão Mont Serrat, atendeu ocorrência nesta manhã de segunda-feira (22), de disparos de arma de fogo em via pública e possível crime de violência doméstica no cruzamento da Rua Pedro Machado de Morais, com a projetada 216 no bairro Planalto em Parnaíba/PI.

Ao chegar no endereço, a policia foi informada sobre uma discussão envolvendo um casal, e que houve disparos de arma de fogo durante a confusão. Ainda no local, a policia visualizou com ajuda de populares, o casal saindo de motocicleta.

No acompanhamento tático, o casal foi abordado e na revista pessoal, os policiais apreenderam uma pistola calibre 9mm, com 11 munições intactas em poder do suspeito ora identificado como Francisco das Chagas Lima de Araújo, 39 anos, com a numeração da arma suprimida. 

No bolso da bermuda dele, foi encontrado um cartucho deflagrado. Na cena dos disparos, a policia encontrou outro estojo deflagrado. 

O caso foi levado à central de flagrantes de Parnaíba. A companheira do acusado, segundo a PM, não tinha interesse em representar criminalmente contra ele, por que segundo ela, houve apenas uma discussão normal de casal.

Por conta da arma de fogo e dos tiros em via pública, após autuação em flagrante delito no cartório da central de Polícia, Francisco Lima passará pela audiência de custódia na terça-feira (23).  

SIGA O PORTALDOCATITA NO INSTAGRAM 👈 clicando no link

MIX TOUREIRO FARMA EM SÃO LUÍS/MA

GRANDE INAUGURAÇÃO
 

Deputado Júlio César destaca programa do Senar que já beneficiou mais de 2,2 mil famílias no Piauí

O deputado federal e pré-candidato ao Senado Júlio César (PSD) destacou a atuação do programa Saúde no Campo, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que já beneficiou 2.250 famílias em 75 municípios piauienses em pouco mais de um ano de funcionamento.

A iniciativa leva atendimento e orientação em saúde diretamente às comunidades rurais, beneficiando pequenos e médios produtores e trabalhadores do campo por meio de consultas, acompanhamento e ações preventivas.

Para Júlio César, é fundamental ampliar as políticas voltadas à população rural, que muitas vezes enfrenta dificuldades para acessar os serviços de saúde.

“O Programa Saúde no Campo é uma iniciativa muito importante porque leva cuidado e orientação diretamente às famílias do meio rural. Os produtores atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) contam gratuitamente com o acompanhamento de profissionais que realizam visitas periódicas às propriedades”, afirmou.

Além das visitas domiciliares, o programa trabalha com ações de prevenção, educação em saúde e diagnóstico precoce de doenças, utilizando inclusive ferramentas de telessaúde para ampliar o atendimento nas comunidades rurais.

 Saúde no Campo

O deputado federal Júlio César (PSD) destacou os resultados do programa Saúde no Campo, desenvolvido pelo Senar no Piauí. Em pouco mais de um ano, a iniciativa já atendeu 2.250 famílias de 75 municípios, levando acompanhamento e orientação em saúde diretamente às comunidades rurais. Para o parlamentar, ações como essa são fundamentais para ampliar o acesso da população do campo aos serviços de saúde e fortalecer a prevenção de doenças.


Assessoria de comunicação

Após encontro com presidente Lula no Planalto, Flávio Nogueira se reuniu com lideranças políticas e sindicais

TERESINA/PI

Neste domingo (21), o deputado federal, Flávio Nogueira, participou em Teresina, das comemorações pelo Dia do Vigilante, ao lado do prefeito Maxwell da Mariinha (Altos), do delegado Daniel da Mariinha, pré-candidato a deputado estadual, e dos representantes da categoria Paulo César, Vagner e Reginaldo, membros do Sindicato dos Vigilantes Privados do Estado do Piauí.

"Foi um momento de reconhecimento e valorização desses profissionais que exercem um papel fundamental na segurança da população", disse o deputado, acrescentando que, recentemente, esteve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, durante a assinatura do decreto que regulamentou o Estatuto da Segurança Privada, uma importante conquista para fortalecer o setor, garantir mais segurança jurídica e modernizar a atividade em todo o país.

"Meu respeito e gratidão a todos os vigilantes que, com dedicação e responsabilidade, contribuem diariamente para a proteção da sociedade", finalizou o deputado Flávio Nogueira.

Atendimento Ultragaz do Grupo Parnauto

 


GIRO NA LAGOA DO PORTINHO

Empresariado forte, Tia do Bombom e Tadalafila, recebendo um beijo carinhoso do empresário Genivaldo do Pen drive - no plantão de vendas na Lagoa do Portinho em Parnaíba, neste domingo (21). 

MESQUITA VARIEDADES

SEU MELHOR PRESENTE!
 KIT SOCCER 

VOVUZELA DA COPA
Bichinhos de pelúcia nos mais variados modelos
URSINHOS NO SÃO JOÃO DA PARNAÍBA


Rua Marquês do Herval, nº 478 - centro de Parnaíba/PI. Fone: 86 3321 2886. 

GIRO NO PORTINHO

Empresária Carol Modas, curtindo o domingo de lazer no Restaurante o Luís na Lagoa do Portinho em Parnaíba. 

SIGA O PORTALDOCATITA NO INSTAGRAM 👈 clicando no link
 

ANIVERSARIANTES DE DOMINGO, 21 DE JUNHO

Luís Barba Preta e sargento Felipe foram os aniversariantes de domingo, 21 Junho. Os homenageados do dia passaram a data na Lagoa do Portinho em Parnaíba. 🎂🎂

INFORMICRO DE PARNAÍBA


 


PRAÇA DO AMOR II: Mulher é presa após agredir idosa e morder policial em Parnaíba

 Uma mulher foi presa na noite deste domingo (21), por volta das 19h15, durante uma ocorrência de violência doméstica nas proximidades da Praça do Amor II, na Avenida 19 de Outubro, em Parnaíba.

A equipe da ROCAM 02 foi acionada pelo COPOM e, ao chegar ao local, flagrou a suspeita agredindo fisicamente uma senhora. Durante a intervenção policial, a mulher resistiu à abordagem, apresentou comportamento agressivo e chegou a morder o braço de um policial militar.

Para conter a resistência e garantir a segurança de todos os envolvidos, foi necessário o uso de algemas, conforme prevê a legislação. Diante do comportamento apresentado pela conduzida, o SAMU foi acionado, porém ela recusou atendimento médico, sendo lavrado o termo de recusa.

A vítima deixou o local antes de ser identificada e, segundo testemunhas, foi encaminhada por terceiros ao hospital.

A suspeita, identificada como Zélia da Conceição Araújo, foi conduzida à Central de Flagrantes, onde foi apresentada à autoridade policial para os procedimentos legais cabíveis.

21/06/2026

APRESSADINHAS

 DOMINGOU: Tempo bom para bronze pimentão nas praias da região. Clima ideal para churrasco!

*Calorzão na noite de sábado em Parnaíba, fez chover na cidade durante a madrugada. Deu para aguar as plantas e acabar com a poeira!

*Após audiência de custódia neste último sábado em Parnaíba, foram soltos alguns presos da operação através de alvarás. A informação que pelo menos 20 chegaram na mista!

*O delegado João Luna está em viagem pelo estado de Pernambuco nestes dias!

*A arena para o niver do bancário aposentado, Edmilson (Vei), está em fase final de acabamento. A data festiva é na primeira quinzena do mês vindouro.

*Maykon da Jamille nos preparativos da típica barraca no São João da Parnaíba. Esse ano vai ter chá de burro e paçoca do Ceará!

*O bancário aposentado Chico Prado, ainda hoje dorme! Ficou até tarde da noite mexendo no celular curiando as redes sociais e conversando via zap com Carlinhos Múmia, Mestre, Lee, Ademar Tourinho e demais!

Nego da Central está mais aliviado depois que sua carceragem vagou. 

SIGA O PORTALDOCATITA NO INSTAGRAM 👈 clicando no link

ANIVERSÁRIO

Aniversariante de hoje, 21 de Junho, Luís Carlos Aragão, o Barba Preta.💥🥞🎂🍤🍻🍺🥂


20/06/2026

Começa nesta segunda-feira (22), Aniversário Paraíba

 Começa nesta segunda-feira, dia 22 de Junho - a maior promoção do ano. ANIVERSÁRIO PARAIBA. Tá Chovendo Ofertas, Preço Baixo, Facilidades em até 12 pagamentos e Prêmios para nossos clientes.

A cada R$ 100,00 em compras, pagamento de prestações e renegociação de débitos você ganha um cupom para concorrer a milhares de prêmios.






Aproveite! Começa nesta segunda-feira (22) em todas as Lojas do Paraiba.

ANIVERSÁRIO ARMAZÉM PARAÍBA

Começa nesta segunda-feira, dia 22 de Junho - a maior promoção do ano. ANIVERSÁRIO PARAIBA. Tá Chovendo Ofertas, Preço Baixo, Facilidades em até 12 pagamentos e Prêmios para nossos clientes.

A cada R$ 100,00 em compras, pagamento de prestações e renegociação de débitos você ganha um cupom para concorrer a milhares de prêmios.

Aproveite! Começa nesta segunda-feira (22) em todas as Lojas do Paraiba.







Deputado federal Flávio Nogueira apoia cultura do cacau irrigado no sul do Piauí

O deputado federal Flávio Nogueira (PT) esteve em Eliseu Martins, neste sábado (20), acompanhando a apresentação de um novo projeto agrícola, que investe na cultura do cacau irrigado a pleno sol. O evento foi organizado pela Coopercacau Piauí, cooperativa voltada para a expansão da cultura cacaueira no estado, liderando um ambicioso projeto nos cerrados piauienses.

"Esse projeto é muito promissor e abre uma janela de oportunidades para o homem do campo. E, em breve, o Piauí pode se tornar um grande produtor de cacau, gerando mais empregos e renda no interior do estado", destaca Flávio Nogueira. O parlamentar acompanhou a apresentação a convite das lideranças Marco Antônio e Luís Alberto, que desenvolvem a cultura com comunidades da região.

Conforme Flávio Nogueira, a cultura do cacau irrigado está envolvendo agricultores de vários municípios do sul do estado, como Eliseu Martins, Canto do Buriti (assentamento Santa Clara), Cristino Castro, Manoel Emídio, Brejo do Piauí, Anísio de Abreu, São Braz do Piauí e São Raimundo Nonato.

Outras lideranças participaram do evento organizado pela Coopercacau, buscando conhecer os detalhes do projeto. Entre os presentes, estavam o prefeito de Altos, Maxwell da Mariinha; o delegado Daniel da Mariinha, pré-candidato a deputado estadual; o Dr. Adoniran, vice-prefeito de Manoel Emídio; o vereador da cidade Pedson Paixão; a Dra. Mascarenhas, presidente do Instituto Mascarenhas; e a senhora Natália, Secretária-Geral da Unicafes-PI.

Alta produtividade

O cacau irrigado a pleno sol é uma alternativa altamente produtiva em relação ao método tradicional (cabruca). É uma cultura que exige manejo rigoroso, combinando irrigação constante para suprir a alta demanda hídrica, adubação equilibrada e material genético adaptado para alcançar rendimentos superiores. O cultivo do cacau a pleno sol vem ganhando força nos cerrados piauienses.




Délio Rocha/Assessoria