17/03/2015

Iracema adere Frente Parlamentar de Enfrentamento a Aids

Divulgação

A deputada federal Iracema Portella (PP-PI), aderiu a Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às DST/HIV/Aids, na Câmara dos Deputados. Entre as ações previstas, estão planejadas reuniões com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, e com a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Ideli Salvatti.

Também será agilizada audiência pública na Comissão de Seguridade Social e Família para discutir aspectos gerais de uma política de enfrentamento à Aids e para propor a criação de uma subcomissão específica para o assunto.

Iracema reforça que, pela Constituição brasileira, os portadores do HIV, assim como todo e qualquer cidadão brasileiro, têm obrigações e direitos garantidos. Entre eles: dignidade humana e acesso à saúde pública e, por isso, estão amparados pela lei. O Brasil possui legislação específica dos grupos mais vulneráveis ao preconceito e à discriminação, como homossexuais, mulheres, negros, crianças, idosos, portadores de doenças crônicas infecciosas e de deficiência.

Em 2014, o Programa das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) divulgou pesquisa mostrando que o índice de novos infectados pelo vírus no Brasil cresceu 11% entre 2005 e 2013. A taxa no mundo, por outro lado, apresentou queda de 27,5% neste período. A Unaids também avaliou, em relatório, que houve aumento do índice em jovens, em especial, homossexuais.

Já os registros de mortes relacionadas ao vírus caíram em mais de um terço nos últimos dez anos, de acordo com as Nações Unidas. Em 2013, 1,5 milhão de pessoas foram vítimas da doença, 11,8% a menos que em 2012.

Iracema finalizou destacando que, segundo dados, desde 2008, as mulheres têm sido objeto das campanhas nacionais de prevenção à AIDS. Isso porque levantamentos recentes constatam o aumento dos casos da doença na população feminina.

“É de extrema relevância o fortalecimento das campanhas de prevenção à AIDS, principalmente entre as mulheres, para que elas tenham cada vez mais consciência da importância de se cuidar, protegendo sua saúde e sua vida”.

-- 
Assessoria de Imprensa
Deputada Federal Iracema Portella (PP-PI)

Nenhum comentário: