“Com esse fórum, o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) dar o ponto de partida no processo de desenvolvimento sustentável”, disse o presidente em exercício da instituição, Félix Fernando Raposo, durante entrevista concedida à imprensa na abertura do Fórum Piauí +20, realizada na noite de quarta-feira (03), no auditório do 8° andar do prédio da FIEPI, em Teresina.
A cerimônia de abertura do evento contou com a presença do governador do Piauí em exercício, Zé Filho e reuniu centenas de pessoas, entre as quais, empresários, ambientalistas, estudantes e autoridades políticas estaduais e municipais. Promovido pelo SENAI com a parceria da CNI e entidades do Sistema FIEPI, o Fórum Piauí +20 conta com a realização de palestras e debates sobre a temática apresentada durante os dias 3 e 4.
O Fórum tem por objetivo debater os impactos, no âmbito estadual, das recomendações e conclusões da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS), conhecida também como Rio+20, realizada em junho de 2012, no Rio de Janeiro.
Profissionais com trabalho reconhecido na área da sustentabilidade ministraram palestras durante o Ciclo de Debates do Piauí + 20. Entre os palestrantes, o professor Júlio Francisco Dantas Rezende, presidente do Instituto de Inovação e Sustentabilidade, e o doutor em Planejamento Energético, Alexandre Louis D’avignon.
O governador Zé Filho, que está licenciado da presidência da FIEPI, no período em que comanda o governo, disse durante a abertura do vento que sentia-se honrado em participar do Fórum Piauí + 20 por razões muito especiais: pelo fato representar o governo do estado, na condição de Governador e por estar na sua Casa (a FIEPI), que teve a iniciativa da realização do evento, um marco de grande importância para os rumos que o Estado do Piauí precisa tomar.
Zé Filho disse ainda que ali era o momento para se discutir e encontrar caminhos concretos para o desenvolvimento sustentável do Estado. “Neste Fórum teremos a oportunidade de abordar temas de grande profundidade e do maior interesse daqueles que desejam o fortalecimento da Sustentabilidade da Renda e da Produção, especialmente no setor industrial piauiense”, ressaltou.
Finalizando ele afirmou que o Piauí não pode ficar de fora das grandes pautas nacionais. "Temos que continuar buscando formas eficientes de utilizar os recursos naturais da melhor forma possível para o desenvolvimento sustentável do nosso parque ambiental. Quero apenas desejar que toda a classe industrial siga unida buscando mais benefício e dividindo experiências sustentáveis de sucesso", disse Zé Filho, destacando dois exemplos de empresas piauienses: a Guadalajara e a Construtora Sucesso, com trabalhos focados na sustentabilidade.
“O Piauí +20 é baseado no Rio +20 servirá para medir a responsabilidade social das indústrias atualmente e para que em 2020 possamos medir outra vez essa responsabilidade com as empresas do Piauí”, explicou o presidente em exercício da FIEPI, Félix Raposo.
Para o diretor Regional do SENAI do Piauí, Ewerton Negri Pinheiro, A iniciativa da FIEPI, do SESI, SENAI e IEL - entidades parceiras no evento - coloca o setor industrial piauiense na vanguarda, pela postura do debate ambiental com foco no desenvolvimento sustentado, através dos setores representativos da sociedade organizada.
“Com o apoio e a colaboração das autoridades e instituições públicas podemos dotar o Estado de instrumentos capazes de nortear o desenvolvimento e crescimento dos setores produtivos locais, assegurando os benefícios decorrentes da prática de gestão, com técnicas e tecnologias, para o desenvolvimento sustentável”, ressaltou Ewerton Negri.
O professor Júlio Francisco Dantas Rezende, presidente do Instituto de Inovação e Sustentabilidade, que proferiu a palestra “Cultura da Inovação e Sustentabilidade para Indústria” falou da importância do Fórum para o Estado, ressaltando que é necessário o desenvolvimento sustentável dos sistemas produtivos locais por meio da inovação com uma base sólida para o bem-estar social, econômico e ambiental.
O empresário James Hermes dos Santos, com atuação no segmento gráfico piauiense, disse que a maioria das empresas do Piauí já trabalham com a preocupação com os processos de produção buscando o equilíbrio com o poder produtivo. “As nossas empresas já trabalham para oferecer aos consumidores produtos sustentáveis e que os próprios consumidores já buscam alternativas aos produtos tradicionais”, afirmou.
De acordo com a organização do Fórum, será gerado um documento com as contribuições de cada participante que possa orientar o planejamento estratégico do Sistema FIEPI para a elaboração de um Plano PIAUÍ+20 de Crescimento Sustentável, contemplando todas as atividades industriais do Estado do Piauí.
JÂNIO HOLANDA – ASCOM/FIEPI
Nenhum comentário:
Postar um comentário