Foi lançado nesta segunda-feira (28), na Maternidade Dr. Marques Bastos em Parnaíba, o Serviço Integrado de Registro Civil. A parceria entre o Conselho de Justiça do Estado do Piauí com as maternidades de Parnaíba, objetiva assegurar no mesmo dia do nascimento de um bebê, o registro civil que é direito de todo cidadão brasileiro.
Representantes de outros hospitais como a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, participaram da reunião onde foram informados sobre o novo sistema de emissão do documento.
Os órgãos envolvidos nesse trabalho são: Corregedoria Geral de Justiça, Vara de Registros Públicos, Oficiais do Registro Civil e seus prepostos designados a operar nas unidades interligadas e, agora as maternidades interligadas aos cartórios.
Com o programa, cada maternidade terá diariamente um funcionário dos cartórios com acessos exclusivos ao sistema de registro.
A deputada estadual Juliana Moraes Souza, conheceu as instalações do complexo SPMIP – Sociedade de Proteção a Maternidade e a Infância de Parnaíba e suas obras, o diretor administrativo da instituição Mirócles Veras, apresentou para as autoridades presentes, o novo centro de terapia semi-intensiva para recém nascidos.
Em janeiro de 2012, o serviço iniciou em Teresina e tem como meta inaugurar mais de 30 pontos em todo o Estado. Depois de Parnaíba, serão inaugurados ainda no primeiro semestre deste ano outras unidades, o projeto deve ser concluído em 2014.
Larissa Ravenna
Fotos: Gleitowney Miranda
Nenhum comentário:
Postar um comentário