26/05/2015

Inicia XVIII Marcha dos Prefeitos em Brasília

Com número recorde de participantes, iniciou em Brasília nesta terça-feira, 26, a XVIII Marcha dos Prefeitos, no Centro Internacional de Convenções, em Brasília, uma organização da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O ministro das Cidades, Gilberto Kassab; o presidente da CNM, Paulo Ziulkosk; o secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República, Olavo Rebelo; e a senadora Regina Sousa (PT-PI), participaram da solenidade de abertura.
Representando a região Nordeste, o presidente da Associação de Municípios Pernambucanos (Amupe), José Patriota, falou sobre a elevada demanda que recaí sobre as prefeituras e a responsabilidade do governo federal e do Congresso Nacional para a atual situação. Em relação à região Nordeste, destacou os problemas com a seca. “São cinco anos consecutivos de estiagem, que impacta mais de 22 mil habitantes moradores do semiárido. Não podemos negar um copo de água a quem tem direito a vida”, ponderou.
Paulo Ziulkoski, presidente da CNM, fez uma reflexão sobre a crise econômica atual, que para ele é uma crise estrutural, que se aprofunda a cada ano. “A conjuntura atual - com a crise econômica e crise política - força a União a fazer ajuste. Como se faz esse ajuste nas prefeituras?”, indagou, propondo em seguida a prorrogação da Lei dos Resíduos Sólidos
O presidente mencionou os resultados obtidos pelas diferentes edições da Marcha, como por exemplo, a lei que regula o Imposto sobre Serviços (ISS), o Salário Educação em 2004, e o aumento de 1% no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM,) em 2014. Ele defendeu, ainda, parceria essencial com o Congresso Nacional e a pressão junto ao Supremo Tribunal Federal pela entrada em vigor das Lei dos Royalties.
Para a senadora Regina Sousa (PT-PI), que participou da solenidade de abertura, os prefeitos devem se somar aos vereadores para discutir as mudanças que querem no Pacto Federativo. “Os governadores se anteciparam e agora as propostas têm que ser adequadas às necessidades municipalistas”, declarou.
A Marcha dos Prefeitos acontece em Brasília até o dia 28 de maio. O tema central é o Pacto Federativo: esperança de vida aos Municípios.

Assessoria de comunicação da senadora Regina Sousa

Nenhum comentário: