28/08/2014

Profissionais de saúde são capacitados sobre o Método Canguru

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da Coordenação de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, está realizando, desde o último dia 25, uma capacitação para tutores sobre o Método Canguru: um modelo de assistência perinatal, com cuidados especiais voltados para o recém-nascido prematuro, bem como, para a mãe e para os demais familiares. Pele a pele, junto ao colo da mãe, o bebê é colocado em contato direto à mãe. A técnica é uma política nacional estimulada pelo Ministério da Saúde.

O Método Canguru ajuda no desenvolvimento físico e emocional do bebê, reduz o estresse, a dor e o choro do recém-nascido; estabiliza o batimento cardíaco, a oxigenação e temperatura do corpo do bebê; ao ouvir o som do coração e da voz da mãe, o bebê fica mais calmo e sereno; aumenta o vínculo mãe-filho; favorece o aleitamento materno; contribui para a redução do risco de infecção hospitalar; proporciona maior confiança dos pais nos cuidados com o bebê e contribui para a otimização dos leitos de UTI.


“Estamos capacitando cerca de 40 profissionais de Teresina e de alguns territórios do Estado para o aprimoramento do trabalho no Método Canguru. A principal meta é garantir uma assistência de melhor qualidade ao recém-nascido e, consequentemente, garantir mais conforto para a mãe e um melhor aproveitamento do leitos de UTI e UCI. Capacitados, esses tutores serão semeadores de novas formações em seus ambientes de trabalho”, disse Rosa Laura, coordenadora responsável.

A capacitação trabalha com três eixos: a assistência pré-natal, a assistência ao nascimento e a assistência perinatal. No Piauí, a referência nesse tipo de atendimento é a Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), responsável pelo atendimento de alta complexidade para mães e bebês.

A capacitação se estende até esta sexta-feira (29) e acontece em Teresina, no Diferencial Buffet.

Ascom Sesapi

Nenhum comentário: