06/02/2014

Profissionais de SST do SESI-PI participam de treinamento.


Gestores e profissionais do programa Saúde e Segurança do Trabalho (SST) do Serviço Social da Indústria do Piauí (SESI-PI) participam de um treinamento sobre Sistema de Informação S4 que está sendo realizado na FIEPI em Teresina, entre os dias 5 e 6 de fevereiro.
O treinamento é ministrado pelos técnicos do SESI do Ceará, Cristiano Scaranci e Cláudio Júnior, contando com a participação de gerente de saúde do SESI-PI, Teresa Cronemberger; profissionais que atuam como médicos, engenheiros e técnicos de Segurança, bem como enfermeiras do trabalho e técnicas de enfermagem.
 “A meta é replicar aos gestores e profissionais de SST do SESI-PI as boas práticas desenvolvidas dentro do Sistema S4 pelo Departamento Regional do SESI-CE”, explica a gerente de saúde do SESI-PI, Teresa Cronembeger. Segunda ela, essa capacitação visa melhorar o desempenho dos colaboradores de saúde que atuam no Sistema S4, objetivando uma melhor gestão dos dados de Saúde e Segurança no Trabalho com a finalidade de diminuir o absenteísmo na indústria.  
Conforme o facilitador Cristiano Scaranci, o S4 é um Sistema integrado que informatiza o modelo SESI (SST) operacionalizando os processos e procedimentos da metodologia adotada pelos Departamentos Regionais da entidade em todo o Brasil. “É um Sistema em processo de evolução, construído coletivamente e que traduz o conhecimento de centenas de profissionais do SESI”, afirmou.
Scaranci disse ainda que o objetivo maior do Modelo SESI em SST é assessorar as empresas no sentido de promover a melhoria contínua do ambiente laboral, possibilitando mais qualidade de vida para os trabalhadores e incrementos de mais produtividade pela redução dos acidentes, doenças do trabalho e doenças típicas do adulto.
O superintendente do SESI-PI, Mardônio Neiva, resaltou a importância do treinamento para os profissionais de saúde do regional piauiense. “A capacitação vai aprofundar os conhecimentos e habilidades operacionais dos colaboradores para execução das tarefas essenciais, visando à correta operacionalização do S4”. Os colaboradores passam por todos os passos na utilização do S4, desde o cadastro até a emissão dos programas PPRA e PCMSO.

Nenhum comentário: