18/12/2013

Mais de 2 mil pessoas recebem tratamento odontológico em Cajueiro da Praia

 Mais de 2 mil consultas foram realizadas durante a permanência da unidade móvel do Projeto Odontosesc em Cajueiro da Praia. A iniciativa contou com a parceria da Prefeitura, através da coordenação de Saúde Bucal do Município. As atividades do Odontosesc foram encerradas no início desse mês, quando foi realizada uma solenidade com entrega de certificados para todos que participaram da ação. Em cinco meses foram realizados atendimentos em diversas áreas, incluindo prevenção, assistência odontológica, restaurações, endodontia (tratamento de canal), cirurgias e periodontia.
 Na área de educação em saúde foram contabilizados 2.197 atendimentos, com escovações supervisionadas e orientações. Além disso, foram realizadas 129 palestras e exibidas 37 sessões de vídeos. O levantamento do projeto ainda aponta a realização de 2.305 restaurações definitivas. Entre as inúmeras pessoas atendidas, 45 passaram por tratamento de canal na unidade móvel. Em relação às cirurgias, foram 666 dentes extraídos.
 Na área da Periodontia, que previne e trata as doenças que atingem a gengiva, foram 259 raspagens, com realização de 687 exames. Para o coordenador de Saúde Bucal de Cajueiro da Praia, Pedro Júnior, a permanência do projeto no município conseguiu beneficiar boa parte da população, que teve acesso gratuitamente a todos os serviços. De acordo com ele, a prevenção vem sendo uma das estratégias adotadas pela coordenação para evitar problemas futuros.
“No final de novembro realizamos um mutirão na escola municipal Oscar Lima, em parceria com o projeto. Na ocasião foram dadas orientações aos alunos, que ainda receberam kits de higiene bucal. O principal objetivo era alertar as crianças e os adolescentes sobre a importância desses cuidados. Através da prevenção podemos evitar as cáries e uma série de problemas”, finalizou. 

Juliana Nogueira - Ascom

Nenhum comentário: