01/12/2012

Cantata Gonzaguiana será apresentada segunda-feira no Senado


O  Rei do Baião, Luiz Gonzaga, vai ganhar homenagem especial nesta segunda-feira (3) no Salão Negro do Senado Federal. A Orquestra Sinfônica de Teresina e o humorista João Cláudio Moreno farão a abertura da sessão solene apresentando a Cantata Gonzaguiana, que homenageia o cantor nordestino. O espetáculo, que já foi apresentado em rede nacional, já foi visto por mais de 200 mil pessoas.

“A Cantata Gonzaguiana lança um novo olhar (sinfônico) sobre a obra de Luiz Gonzaga, reverenciado como ícone do povo nordestino e que cantou como ninguém os anseios e sonhos dos moradores da região”, afirma o deputado federal Osmar Júnior, responsável pela apresentação dos piauienses em Brasília. Foi ele que sugeriu ao presidente do Senado, José Sarney, a participação dos artistas piauienses na homenagem ao cantor, que completaria 100 anos no próximo dia 13.

Para ele, a apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina no Congresso Nacional é motivo de orgulho para o povo piauiense. ”É mais uma oportunidade do Piauí mostrar para o Brasil o talento de nossos artistas, representados pelo maestro Aurélio Melo, João Cláudio e pelos integrantes da Orquestra Sinfônica”. Segundo o deputado, a Cantata Gonzaguiana é um espetáculo emocionante. “O olhar sinfônico que a Orquestra traz sobre a Obra de Luiz Gonzaga é capaz de emocionar e não poderia ficar de fora da homenagem que o Brasil faz a este grande este grande brasileiro”.

Para o maestro da Orquestra Sinfônica, Aurélio Melo, a agenda em Brasília encerra com chave de ouro um trabalho feito para homenagear um dos maiores ídolos da música brasileira. “ Foi um trabalho feito com o coração. Nós passamos um ano nos dedicando a este projeto”, diz. A Cantata Gonzaguiana começou a ser apresentada em março deste ano. É uma mistura de ritmos sob o arranjo do Maestro Aurélio Melo e a voz de João Cláudio Moreno, que resultam na junção dos ritmos nordestinos do Rei do Baião com os acordes eruditos da Orquestra Sinfônica.

Élida de Sá

Nenhum comentário: