30/11/2012

Sarney convocará congresso em caráter de urgência para derrubada de veto

Reprodução

Como a presidente Dilma Rousseff vetou parcialmente o projeto de distribuição dos royalties do petróleo entre Estados e municípios, o presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP), já se comprometeu em convocar o congresso Nacional em caráter de urgência para que os senadores e deputados federais derrubem o veto.
A informação foi prestada, em Teresina, pelo senador piauiense Wellington Dias (PT), autor do projeto que foi aprovado pelo Senado e Câmara dos Deputados que beneficia os estados e municípios não produtores de petróleo.
"Eu já informei para a equipe da presidente Dilma que se o projeto foi vetado, os deputados federais e senadores irão derrubar o veto", declarou Wellington Dias.
“É inaceitável que 96% da receita do pré-sal fique com apenas dois estados. É aceitável imaginar isso. Desejamos que os recursos sejam destinadas à educação, mas para isso não precisava vetar o projeto porque Dilma poderia mandar uma Medida Provisória (MP) prevendo isso ou fixar no Plano Decenal da Educação o valor que deve ser aplicado em educação”, falou Wellington Dias.
O senador Ciro Nogueira (PP-PI) disse que o veto de Dilma Rousseff não foi uma surpresa porque em Brasília já se especulava sobre essa posição da presidente.
“Não deixo de receber a notícia com surpresa porque a esperança é a ultima que morre. Agora é aguardar o que Câmara dos Deputados vai decidir sobre o veto”, falou Ciro Nogueira.
O deputado federal Júlio César Lima (PSD-PI) disse que existe o prazo de 30 dias para derrubada do veto, mas como o Congresso Nacional está prestes para entrar em recesso, o presidente do Senado, José Sarney, convocará o Congresso Nacional, em regime de urgência, para votar a derrubada do veto de Dilma Rousseff para que possa entrar ainda em 2013 a distribuição dos royalties do petróleo entre todos os estados e municípios brasileiros", declarou o deputado federal Júlio César Lima.
Meio Norte

Nenhum comentário: