Dia da Bandeira - Polícia militar do Piauí (Foto:Paulo Barros)
A Polícia Militar do Piauí fará na manhã da próxima segunda-feira (19), uma solenidade alusiva ao Dia da Bandeira, com promoção de oficiais e condecorações de militares, com a presença do governador Wilson Martins e do comandante geral da PM, coronel Gerardo Rebelo, e demais autoridades civis e militares presentes. O evento acontece na Quadra Coberta do Quartel do Comando Geral da PM.
Para o governador Wilson Martins, a polícia militar do Piauí é hoje uma das corporações com maior credibilidade junto aos piauienses. A aproximação através de programas como o Ronda Cidadão melhora ainda mais essa ligação. “Hoje a PM desenvolve um trabalho de comunidade, junto à população, o telefone está disponível na maioria das casas graças à aproximação que estamos fazendo desde o início do governo. Estamos oferecendo também os meios para que os militares possam crescer dentro da própria corporação”, lembrou.
O significado do Dia da Bandeira
A data 19 de novembro é o dia da Bandeira no Brasil. A criação da data foi em razão da proclamação da República, no dia 15 de novembro de 1889, onde a mesma foi apresentada. O Decreto n.º 4 deu legitimidade à bandeira, como símbolo nacional. A atual Bandeira Nacional foi adotada quatro dias após a proclamação da República. Sua elaboração foi realizada por Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Vilares.
A primeira bandeira do Brasil foi criada em 18 de setembro de 1822, mas como não era oficial, perdeu lugar para o novo modelo. A primeira bandeira hasteada em solo brasileiro foi a da Ordem de Cristo, vinda de Portugal.
A Bandeira Nacional é um dos símbolos mais importantes do país, devendo ser hasteada em todos os órgãos públicos, escolas, secretarias de governo, etc. Seu hasteamento deve ser feito pela manhã e a arriamento no fim da tarde.
Ccom
Nenhum comentário:
Postar um comentário