09/02/2012

SENAI/PI garante alimentos seguros ao consumidor

Prosseguindo com as atividades do Programa Alimentos Seguros – PAS, desenvolvido pelo Departamento Regional do SENAI do Piauí, em parceria com o Sebrae local, estão sendo atendidas com as ações do programa 20 Unidades de Extração de Produtos das Abelhas ‘(Uepas), sendo 10 vinculadas a Casa Apis na região de Picos e 10 à Comapi, de Simplício Mendes. 

São dezenas de associações de produtores de mel beneficiadas com consultorias e treinamento na implantação do Programa de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e do Sistema APPCC (Analise de Perigos e Pontos Críticos de Controle). De acordo com o coordenador do PAS, no SENAI-PI, Paulo Sérgio Pires, os trabalhos têm como objetivos aumentar a segurança e a qualidade dos alimentos produzidos para a população, além de contribuir para o aumento da exportação, principalmente seguindo as diretrizes da União Européia.

Conforme ainda o coordenador, a meta principal é difundir e apoiar a implantação das Boas Práticas de Fabricação (BPF) e do Sistema APPCC, utilizado na produção de alimentos seguros à saúde e na garantia do controle de qualidade dos produtos, para que os mesmos cheguem à mesa do consumidor sem nenhum risco a saúde e a sua integridade. “Este trabalho já foi implantado anteriormente em algumas Uepas e agora com a sua extensão em outras unidades vai contemplar cerca de 300 apicultores”, afirmou Paulo Pires. 

“Os resultados são satisfatórios para os consumidores e também contribuem para que os produtores conquistem maior competitividade e ampliação de novos mercados em níveis nacional e internacional” afirmou Pires, acrescentando outros benefícios que as consultorias e os treinamentos trazem para os apicultores, tais como, redução de perdas de matérias-primas, embalagens e produtos; atendimento a legislação nacional e internacional, diminuição de desperdícios, segurança e inocuidade dos alimentos produzidos e redução de impactos ambientais, dentre outros.

“A aceleração do processo de desenvolvimento social e econômico do Estado do Piauí exige a intensificação de ações voltadas para a qualidade no sentido de colocar as empresas do estado como referencial de geração de produtos seguros e com qualidade para competitividade no mercado interno e externo”, ressalta o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, e vice-governador do Estado, Zé Filho. 

Mkarine

Nenhum comentário: