01/04/2011

MANIFESTAÇÃO CONTINUARÁ

Os alunos do curso de psicologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Parnaíba continuam paralisados. Em greve há quase duas semanas os alunos reclamam dos problemas do curso como falta de professores e a inexistência de uma clínica escola para a aplicação dos conhecimentos adquiridos no curso. Alguns alunos já cogitam até mesmo trancar o curso após a reunião que houve com o reitor da UFPI, Luis Santos Júnior.

Entre os alunos o clima é de desânimo. "Não teve solução. O reitor parece que não está nem aí e falou mais sobre como a universidade era antigamente do que em como resolver os problemas", comentou Janaína Fernandes, estudante de psicologia da UFPI em Parnaíba. Ela reclama ainda que a contratação de dois professores substitutos não vai resolver os problemas da universidade porque um professor vai deixar a UFPI e outra professora vai entrar em licença maternidade.

"Para a clínica e outros problemas não veio solução. Houve praticamente uma ameaça porque cobraram que os alunos e professores voltassem para as salas de aula. No final foi humilhante", relata Janaína Fernandes sobre o resultado prático da reunião. Ela explica que a clínica é necessária para que os alunos possam exercitar o que aprendem no curso e resumiu explicando que alguns alunos estudam deixar a universidade. "A gente continuou na mesma e muitos alunos não sabem o que fazer, se trancam o curso ou voltam para as salas de aula porque eles são de outras cidades", comentou.

A estudante de psicologia explica que professores do curso estão buscando por conta própria os materiais para a clínica escola do curso, mas que é necessária a contratação de um técnico que possa ser responsável pelo funcionamento da clínica escola. Janaína Fernandes relatou que não há previsão para contratação deste técnico. "A gente pensa em entrar com denúncia no Ministério Público Federal. São 435 alunos e não há estrutura para nenhuma turma e a primeira turma vai formar-se no fim do ano sem ter feito os testes e sem a clínica funcionar", comentou acrescentando que a situação é humilhante porque o reitor sequer assinou a ata da reunião.

UFPI garante que reivindicações foram atendidas

A UFPI informou que a Coordenação do Curso de Psicologia de Parnaíba, campus Ministro Reis Veloso, vai abrir concurso para 18 vagas para professor efetivo e substituto. A universidade informou ainda que foi realizado pregão para atender as necessidades da Clínica escola de Psicologia e que aguarda a entrega do material pelas empresas vencedoras.

Sobre a falta de livros especializados para o curso a universidade disse que foi realizado um pregão para compra do material e que a UFPI espera a entrega pela empresa vencedora.

Edição: Jornal da Parnaíba
Por Carlos Rocha/ODia

Nenhum comentário: