Menos de 12 horas após ter sido diplomando pelo TRE, o deputado federal eleito Florentino Neto já estava em ação. Ele participou na manhã de sábado (17) em Parnaíba, no Campus da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, de uma reunião com representantes dos estudantes da instituição.
Em sua fala inicial, Florentino falou de sua emoção de voltar a UFDPAR como deputado federal diplomado, já que foi na instituição que deu os seus primeiros passos na política estudantil. “Estou emocionado por Deus me dar oportunidade de voltar a esta instituição como Deputado, já que tudo começou aqui, quando participei da fundação do Centro Acadêmico de Administração e fui presidentes do Diretório Acadêmico 3 de março”, destacou.
Florentino ouviu a manifestação dos estudantes e ficou a par dos problemas e enfrentados pela Universidade Federal do Delta, uma instituição que ainda não tem seu estatuto devidamente estabelecido, onde os alunos vivenciam problemas estruturais e de manutenção, intensificados pelos cortes financeiros impostos às instituições de ensino superior pelo Governo Federal.
Os acadêmicos defendem ampliação da participação nos conselhos, aumento e regularidade de pagamento das bolsas, mais laboratórios, equipamentos com manutenção regular, ampliação dos campos de prática e estágio, a construção de um hospital universitário, a ampliação da capacidade operativa do Restaurante Universitário e a reimplantação da residência universitária.
Florentino Neto entende que o Estatuto e a Eleição para Reitor devem ser os primeiros objetivos de uma luta pela melhoria da UFDPAR e disse aos estudantes ter muita esperança numa interlocução com a próxima gestão do MEC para que a UFDPAR tenha uma pauta de solução de seus problemas, com a construção de possibilidades de avanços que são imprescindíveis para a comunidade universitária e para a região. Florentino lembrou suas lutas pela implantação dos cursos de medicina em Parnaíba e destacou o seu compromisso, como parlamentar, com as instituições públicas de ensino superior do Piauí.
ASCOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário