18/02/2022

Projeto Minutos pela Vida leva atendimento psicológico de qualidade à população

 DIVULGAÇÃO 

dealizado pela vice-governadora Regina Sousa e executado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da Gerência de Saúde Mental, o projeto “Minutos Pela Vida” iniciou o funcionamento e atendimento na última quarta-feira (16). O projeto leva para a população um serviço de atendimento psicológico que trabalha a melhoria da saúde mental da população adulta e idosa do estado.

 O Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, destaca que o serviço é muito importante neste momento de pandemia, uma vez que estudos da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/2021) apontam que a pandemia de COVID-19 tem causado um efeito devastador sobre a saúde mental e bem-estar das populações das Américas.

“Ter um serviço de atendimento psicológico para a nossa população é essencial neste momento e pensando na importância desse ponto a vice-governadora nos deu esse dever. A Pesquisa aponta que mais de quatro em cada 10 brasileiros pesquisados apresentaram problemas de ansiedade. Os dados sugerem que “um terço das pessoas que sofreram com COVID-19, foram diagnosticadas com transtorno neurológico ou mental", com previsão de que os  efeitos mais importantes da Covid-19 a longo prazo sejam também na  saúde mental. Ter um serviço dando suporte a nossa população é essencial para evitar efeitos negativos”, apontou o secretário.

A gerente de saúde mental da Sesapi, Virgínia Pinheiro, destaca que o serviço traz uma importante estratégia de prevenção ao adoecimento mental da população. “Este é um serviço de atendimento gratuito que funcionará de segunda a sexta-feira nos horários de 8h às 12h e de 13h às 17h por meio de agendamento. Será um atendimento de qualidade buscando cuidar da saúde mental da nossa população, com escuta qualificada,  intervenções diretivas e orientações sobre cuidado na Rede de Atenção Psicossocial”, fala a gerente.

Tanto o agendamento quanto o atendimento com o profissional qualificado será realizado através do telefone 0800 280 2882. A pessoa interessada já pode procurar o serviço.

Ascom/Sesapi

Nenhum comentário: