A 7ª edição do Salão do Livro de Parnaíba foi lançada na noite desse sábado, 16 de novembro, no Hotel Pousada dos Ventos, encerrando um período de interrupção de três anos. O coordenador do evento, professor Wellington Soares, apresentou a programação de palestras e shows culturais que acontecerão de 28 deste mês a primeiro de dezembro no Campus Reis Velloso da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Antes realizado pela prefeitura de Parnaíba nas gestões de José Hamilton e Florentino Neto, o Salipa volta agora sob a responsabilidade do governo do Estado, através da Secretária de Cultura, e Universidade Federal do Piauí, em parceria com a Fundação Quixote, resultado do esforço do ex-prefeito Florentino Neto (atual secretário estadual de saúde) e do secretário estadual cultura, deputado Fábio Novo.
O ex-prefeito e primeiro suplente de senador José Hamilton Castelo Branco prestigiou o lançamento do 7° Salipa e lembrou quando o evento foi criado em 2009, durante uma de suas gestões na Prefeitura de Parnaíba, se tornando uma referência cultura na região. O diretor do Campus Reis Veloso da UFPI/UFDPAR, o professor doutor Alex Marinho, também esteve presente e reforçou o compromisso da instituição com a realização do evento literário parnaibano.
Mantendo a propostas das últimas seis edições, o Salipa deste ano terá palestrantes de renome nacional, estadual e local, além de apresentações artísticas diversas e a feira de livros com estandes de livrarias de várias cidades da região, representando quase todos as editoras do país. Entre os palestrantes, estão Marcelo Rubens Paiva, autor do clássico “Feliz Ano Velho”, que vai falar sobre seu novo livro, “O Homem Ridículo”; jornalista Francisco José, editor do Globo Repórter, que proferirá a palestra "Desafios das Grandes Reportagens”; Jornalista e escritor Zózimo Tavares, que falará sobre “Alberto Silva, um engenheiro na Política”; Wellington Soares que explanará sobre seu novo livro “Autores Piauienses Consagrados”; Elmar Carvalho, com a palestra “Lutar com palavras é a luta mais vã/Entanto lutamos mal rompe a manhã”; Cláucio Ciarline, que falará sobre “A safra atual de escritores parnaibanos”; Ithalo Furtado, que palestrará sobre seu projeto “Escuto histórias, escrevo poemas”, o professor doutor Francisco Machado, com o tema “Da contradição e do contraditório da educação como prática social transformadora e constitutiva do ser humano”, entre outros escritores da programação.
Na parte das apresentações artísticas, a programação incluiu talentos piauienses reconhecidos como Batuque Elétrico, com o show “Cumbuca Mix”; Teófilo Lima e Daniel Filipe, com o show “Juntos e Misturados”, e Soraya Castelo Branco e Luana Campos, com o show “Sol e Lua do Piauí”.
PROGRAMAÇÃO DE PALESTRAS COMPLETA
Dia 28/11/2019 (Quinta-Feira)
19 – Abertura
19h30 – Palestra: “O Homem Ridículo”
Marcelo Rubens Paiva
(Escritor, jornalista e dramaturgo)
21h – Show: “Rosa dos Ventos”
(Banda de Pífanos Caju Pinga Fogo)
Dia 29/11/2019 (Sexta-Feira)
9h – Palestra: “A natureza da humanidade é a cultura: intervenção cultural e saúde mental”
( Psiquiatra e escritor)
10h30 – Palestra: “Paulo Freire: o andarilho da utopia”
( Prof. Seduc-Eja/Parnaíba)
Fonseca Neto
( Professor da Ufpi, historiador e membro da APL)
15h – Palestra: “Vozes femininas e novas experiências poéticas”
Mai ele carvalho
( Professora e poeta)
Leil a Alexandre
(Poeta e professora/Ufpi)
Marleide Lins
( Poeta e editora)
16h30 – Palestra: “Autores piauienses consagrados”
19h – Palestra: “Literatura, negritude e feminismo”
21h – Show: “Cumbucada Mix”
( Batuque Elétrico)
Dia 30/11/2019 (Sábado)
9h – Palestra: “A safra atual de escritores parnaibanos”
Clá ucio Ciarlini
( Professor, escritor e jornalista)
10h30 – Palestra: “Uma conversa sobre literatura LGBTQ”
15h – Palestra: “Lutar com palavras é a luta mais vã./ Entanto lutamos mal rompe a manhã”
16h30 – Palestra: “Alberto Silva, um engenheiro na política”
19h – Palestra: “Desafio das Grandes Reportagens”
21h – Show: “Juntos e misturado”
( Teófilo Lima e Daniel Filipe)
Dia 01/12/2019 (Domingo)
9h – Palestra: “Cinema brasileiro moderno: abordagens e perspectivas”
( Pesquisador e prof. Dr. em História Social/Ufpi)
0h30 – Palestra: “Escuto histórias, escrevo poemas”
(Escritor e compositor)
15h – Palestra: “Da contradição e do contraditório da educação como prática social transformadora e constitutiva do ser humano”
( Prof. Dr. em Educação / Ufpi)
16h30 – Palestra: “Ser professor – um turbilhão de emoções”
19h – Palestra: “O poeta e sua hora: Mário Faustino e Torquato Neto”
D urvalino Couto
21h – Show: “Sol e Lua do Piauí”
(Soraya Castelo Branco e Luana Campos).
ASCOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário