O vereador André Neves esteve visitando a Santa Casa de Misericórdia de Parnaíba, instituição hospitalar que aos 123 anos de existência possui reconhecidos serviços prestados na área da saúde e grande importância social. Na ocasião, a enfermeira Karliane Machado conduziu a visita para mostrar e explicar o funcionamento de cada um dos setores do referido hospital.
Acompanhado do assessor jurídico Victor Pires, o vereador André Neves pode conferir de perto o trabalho desenvolvido na Santa Casa de Misericórdia, que presta serviços de atendimento médico 24 horas, onde atualmente são realizados entre 30 e 40 partos cesarianos e 15 partos normais todos os meses, 150 cirurgias das mais diversas, bem como cerca de 800 exames de Raio-X e mais de 350 eletrocardiogramas.
Durante o percurso pelo hospital, a enfermeira Karliane Machado destacou que a Santa Casa de Misericórdia possui 142 leitos e oferece os serviços de clínica médica, psiquiatria, ginecologia, obstetrícia e clínica cirúrgica, tendo um Centro Cirúrgico considerado de excelência, que conta com enfermarias cirúrgicas dispondo de três leitos masculinos em casa de enfermaria e 10 leitos femininos, além das demais enfermarias.
Outro aspecto a ser ressaltado são as parcerias da Santa Casa na área de estágio acadêmico com a Faculdade Uninassau, IESVAP, Colégio Êxito e UESPI. O vereador André Neves, por sua vez, ressaltou a importância do hospital e comprometeu-se a direcionar emendas e esforços através de seu mandato em benefício da Santa Casa e da saúde pública no âmbito municipal.
Antes do término da visita, houve ainda uma breve reunião com o diretor-mordomo Sr. José Bompet Pires e diretor clínico do hospital, o Dr. Francisco Bompet Pires. O médico contou um pouco sobre a história da instituição, mencionando as dificuldades financeiras enfrentadas e lembrando que esta é a única Santa Casa de Misericórdia existente no estado do Piauí, fato que a torna ainda mais imprescindível.
História
No dia 26 de abril de 1896 nascia em Parnaíba a Santa Casa de Misericórdia. Na época, um surto de peste bubônica (gripe espanhola ou ainda peste negra) se espalhava por toda a região. Foi então que um grupo de parnaibanos, liderado pelo juiz da época, Dr. Manoel Fernandes de Sá Antunes, tomaram a iniciativa de fundar o primeiro hospital da cidade.
Fotos: Camila Neto
Assessoria de Comunicação do vereador André Neves
Nenhum comentário:
Postar um comentário