Acontece amanhã (24), a partir das 19h, na Concha Acústica Ary Uchoa, o 11º Festival de Bandas, uma realização da Prefeitura Municipal de Parnaíba, através da Superintendência de Cultura e Banda Municipal Simplício Dias da Silva.
A abertura da programação será com o Grupo “Chorinho do Porto”, da cidade de Parnaíba. Em seguida será a apresentação dos alunos da Escola de Música “Maria do Carmo Sousa” (Dona Mana), uma homenagem à mãe do presidente da FIEPI, Antonio José de Moraes Souza Filho.
Na sequência da programação apresentam-se as bandas 26 de julho, da cidade de Luís Correia, Banda Municipal de Buriti dos Lopes, Banda Musical de Parnaíba, Banda Municipal de Camocim (CE) e a Musical Filarmônica de Tianguá (CE).
Na oportunidade serão homenageados: músico Francisco Nunes Correia (Cazuza), o mais antigo integrante da Banda Simplício Dias da Silva, e Dona Mana, que deu o nome à Escola Municipal de Música, que funciona no Casarão Simplício Dias da Silva.
O atual Secretário de Governo, Arlindo Leão, mas que também já foi secretário de Cultura do município, informou que a Banda Simplício Dias da Silva que tem hoje como maestro Charles Venâncio, passou a usar o atual nome no ano de 2006 e foi tombada por lei como patrimônio cultural, artístico e histórico de Parnaíba, tendo sido regida por um dos maiores pianistas do mundo, Artur Moreira Lima em um evento realizado na Universidade Federal do Piauí.
Arlindo também esclareceu que o 11º FestBandas acontece neste sábado (24) na Concha Acústica e a nossa banda de música é uma das poucas em nosso país que possuem um hino. Disse também que ela não foi a primeira banda de música de Parnaíba. A primeira – segundo ele – foi formada por escravos que pertenciam a Simplício Dias da Silva.
Ascom/PMP
Nenhum comentário:
Postar um comentário