Fechando o calendário da campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama - Outubro Rosa, o Sistema FAEPI/SENAR-PI realizou um bate papo sobre o tema com a Enfermeira Rafaela Borges e a convidada Vera Santos da Fundação Maria Carvalho Santos.
Participaram do evento o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Piauí, deputado federal Júlio César, o superintendente do SENAR-AR-PI, Paulo Emílio e colaboradores da regional. O evento aconteceu na sede da instituição.
Rafaela Borges ressaltou que uma das causas dos altos índices de mortalidade do câncer é a descoberta tardia da doença, por isso destacou a importância de fazer os exames de rotina e a avaliação clínica, que detectam o problema ainda nos estágios iniciais.
A voluntária da Fundação Maria Carvalho Santos, Vera Santos deu sua contribuição no evento falando sobre os trabalhos realizados pela entidade filantrópica que atende mulheres de baixa renda, principalmente as que residem no interior do Estado, através de projetos na área da saúde de forma assistencial, educativa e jurídica. Vera Santos frisou ainda a importância de superar o medo, a falta de tempo e o preconceito para combater a doença.
*O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. A doença também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.
*Fonte INCA
Isolda Monteiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário