26/05/2017

Prefeitura realiza solenidade para entrega de registro de imóveis a moradores do Bairro do Carmo


Mais uma ação promovida pela Prefeitura de Parnaíba, em favor da população mais pobre, foi realizada no final da tarde desta quinta-feira (25) no “Calçadão Cultural”, no Bairro Nossa Senhora do Carmo: a entrega de 82 registros de imóveis à famílias que já haviam recebido a escritura dos terrenos onde moravam, mas que ainda faltava a parte final, agora concretizada pela administração Mão Santa. “Era um documento incompleto o que vocês tinham, com o qual o proprietário do imóvel não poderia vendê-lo, porque se assim o pretendesse o cartório iria exigir este registro de imóveis que estamos agora entregando”, explicou a titular da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), dona Adalgisa Moraes Sousa, durante pronunciamento.


Ela lembrou alguns pontos da primeira gestão de Mão Santa (1989/1992), que levou para o Bairro do Carmo o programa social que consistia em colocar telhas em todas as casas cobertas de palha. “Através do Serviço Social do Município fizemos o mutirão da telha, evitando que incêndios de casas continuassem a ocorrer; aqui também foi feito um Centro Comunitário e depois, como governador, Mão Santa fez o calçamento de muitas ruas, que eram na areia, de modo que fico muito feliz em voltar aqui, trazendo este benefício”, destacou dona Adalgisa, esclarecendo que parte daquele bairro ainda não está de acordo com as determinações do Serviço do Patrimônio da União, porém,  a total regularização também estava sendo providenciada.

Presente ao evento, a Superintendente do Serviço do Patrimônio da União no Piauí, Alinne Castelo Branco Gibson, informou que há a disposição do SPU em firmar uma cooperação técnica com a prefeitura para fazer novos cadastros, após novos levantamentos, de modo a contemplar mais pessoas com o registro de imóveis. Ela sugeriu que as pessoas a procurassem para esclarecer dúvidas, inclusive com relação a isenção de taxas. “Esse é um trabalho que começou na gestão passada e que este governo vai continuar firmando convênio com o SPU”, pontuou Aline.

Alguns vereadores presentes, como André Neves e Carlson Pessoa, moradores do Bairro, usaram da palavra para agradecer o prefeito Mão Santa pelos benefícios já levados aos que ali residem. “A iluminação daqui já foi restabelecida; o nosso posto de saúde dá dignidade à população, acreditamos que o senhor agora vá fazer o asfalto que o povo nos solicita”, destacou, afirmando que vai procurar a superintende do SPU a fim de também ajudar na orientação da população.

“Tenho certeza que o prefeito Mão Santa vai continuar tratando nosso povo com respeito. Fico feliz pelo prefeito estar continuando com a regularização fundiária no bairro e aproveito para pedir, em nome da população, a revitalização da beira rio, recuperando os 4 últimos anos de abandono vividos por quem aqui reside”, disse o vereador André, em seu discurso.


O prefeito Mão Santa, por sua vez, lembrou de suas origens naquele bairro, “que mostra a grandeza de nossos antepassados com a fábrica do Moraes S/A, no início da firmação da cidade”. Ele destacou também as várias ações de seu governo que foram reconhecidas pela Assembleia Legislativa do Ceará, que acaba de lhe enviar mensagem de congratulações, pela forma como vem conduzindo a administração o município.


SUPCOM - PMP

Nenhum comentário: