As obras da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) tem sido beneficiadas com emendas de vários parlamentares da bancada federal do Piauí. Entre outras razões, está o fato de que as obras da Fundação tem grande resposta dentro das comunidades rurais. Já empenharam emenda parlamentar pela Funasa os deputados federais Paes Landim (PTB), Átila Lira (PSB), a senadora Regina Souza (PT), senador Elmano Férrer (PMDB) e mais recentemente o deputado Fábio Abreu (PTB).
"Nós ficamos muito satisfeitos quando um parlamentar coloca sua emenda no trabalho da Funasa, isto significa que o deputado ou senador, senadora está acreditando nesta que eu acho uma das mais importantes obras de engenharia que é o saneamento e o abastecimento d'água", afirma o presidente da Fundação, Henrique Pires.
Recentemente foi assinado outro convênio, envolvendo a Fundação e o Governo do Estado, para obra de abastecimento e saneamento básico,com recursos oriundos de emenda parlamentar de autoria do deputado Fábio Abreu (PTB). Serão sete cidades beneficiadas, somente na cidade de José de Freitas serão investidos R$ 3 milhões em abastecimento d'água nas comunidades Lagoa Piripiri, Ema entre outras comunidades.
Este ano, 26 prefeitos já assinara convênios para o Plano Municipal de Saneamento Básico envolvendo também recursos oriundos de emendas parlamentares. "E a Funasa está atuando em outras frentes também. Hoje, em Parnaíba o prefeito Mão Santa (PSC) inaugura nesta sexta-feira (7) o primeiro filtro coletivo no Piauí, um grande filtro que foi desenvolvido na Funasa em Belém e que já ganhou prêmios internacionais", explica. Várias outras cidades como Esperantina, Batalha, São Raimundo Nonato, Oeiras, Bom Jesus e muitos outros municípios.
O filtro instalado na comunidade Céu vai atender 70 famílias e uma escola com 250 alunos, nos dois turnos. "Nós vamos trazer para outras comunidades de Parnaíba e de outras cidades do Piauí esse tipo de solução em que você tem água para o consumo que está pronta para beber sem precisar nenhum outro processo", explica Henrique Pires.
Mais informações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário