19/04/2017

Adutora irá beneficiar cerca de 4 mil pessoas no semiárido piauiense

Investimento da Codevasf na obra é de aproximadamente R$ 2,5 milhões; ação vai reforçar abastecimento de água em Dirceu Arcoverde
Cerca de 4 mil pessoas que sofrem com a estiagem prolongada no Piauí serão beneficiadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com a construção de um sistema adutor em Dirceu Arcoverde, no Sudoeste do estado.
A obra vai atender a população da zona urbana do município e está sendo viabilizada por meio de termo de compromisso firmado entre a Companhia e a Prefeitura Municipal. O investimento é da ordem de R$ 2,5 milhões no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC Prevenção.
O sistema adutor consiste em captação, tratamento e adução de água tratada até a reservação. Serão construídos 10 km de adutora em tubo PVC. “O sistema é para o abastecimento e consumo humano da população urbana do município”, explica o tecnólogo em saneamento,Washington Costa, da Gerência Regional de Desenvolvimento da Codevasf no Piauí.
“Num momento como o que estamos atravessando, de seca prolongada, garantir o suprimento de água para a população que vive em regiões atingidas se torna prioridade do Governo Federal”, destaca o superintendente regional da Codevasf no Piauí, Fábio Miranda. O prazo previsto para a implantação total do sistema é de um ano.
O Piauí, assim como os demais estados do Nordeste, vem atravessando uma prolongada seca desde o ano de 2011, traduzida por índices pluviométricos muito abaixo da média histórica pelo quinto ano consecutivo, o que tem comprometido a recarga dos mananciais hídricos, em especial aquelas que dependem de águas armazenadas nos reservatórios.

Ascom

Nenhum comentário: