09/11/2016

José Arimatéia Lopes é empossado como Reitor da UFPI para novo mandato

Divulgação-Ufpi
 Reitor recebe cumprimentos do deputado federal Átila Lira e do senador Ciro Nogueira 

Foi realizada na tarde de hoje (09), na sede do Ministério da Educação em Brasília, a solenidade de posse dos novos reitores das universidades federais do país. O Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes foi empossado como Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para um novo mandato, que terá início agora em 2016 e se estenderá até 2020. Ele foi eleito em maio deste ano, recebendo mais de 85% dos votos da comunidade acadêmica, numa chapa que teve como Vice-Reitora a Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira. A solenidade de nomeação e posse da Vice-Reitora será feita pelo Reitor em data a ser agendada.

Na solenidade de posse, a mesa de honra foi composta pelo ministro da Educação, Mendonça Filho; o secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Baroni; a secretaria executiva do MEC, Maria Helena Castro; e reitora da Universidade de São Carlos, Wanda Aparecida Machado Hoffmann. Também prestigiaram a solenidade o senador Ciro Nogueira e os deputados federais Átila Lira e Paes Landim.

A nomeação do Reitor foi publicada no Diário Oficial da União, edição nº 213, de 7 de novembro de 2016. 

 “É honra muito grande ser reconduzido à Reitoria da UFPI. Desde que assumimos o primeiro mandato em novembro de 2012, nós implementamos um modelo de gestão democrática, compartilhada em que toda a comunidade acadêmica se sente partícipe do processo de construção da nossa Universidade. Esse modelo tem dado resultado. Nossa Universidade tem crescido. Por exemplo, no ranking universitário da Folha de São Paulo,  a UFPI avançou 30 posições ( da 69ª à 39ª) de 2013 a 2015”, disse o Reitor, reafirmando o compromisso de seguir construindo relações democráticas com os públicos da Universidade e também com a comunidade externa.


Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes
É natural de Pindoretama - CE, casado desde dezembro de 1980 com a Profa. Dra. Antônia Maria das Graças Lopes Citó, professora da UFPI, com quem tem três filhos: Lorena Citó Lopes (Farmacêutica, mestre em Farmacologia e doutora do Programa RENORBIO), casada com Tércio Resende Santana; Alexandre Citó Lopes (Bacharel em Ciências da Computação e estudante de Engenharia Civil); e Lara Citó Lopes (mestre em Arquitetura); e dois netos: Tércio Filho e Luiza.
Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Mestrado e Doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Associado - Nível IV, docente do Departamento de Química da UFPI, desde março de 1978.
Pertence ao quadro de professores dos Programas de Mestrado em Química, Mestrado em Ciências Farmacêuticas e Doutorado da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO), nos quais ministra disciplinas e orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado.
Publicou 31 artigos em Periódicos Nacionais e Internacionais e 148 Trabalhos em anais de Congressos Nacionais e Internacionais. Exerceu na UFPI os cargos de Chefe de Departamento de Química, Coordenador dos Cursos de Graduação em Química, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química, Diretor de Centro de Ciências da Natureza, Presidente da Comissão Central de Concursos e o cargo de Pró-Reitor de Planejamento e Orçamento. É Vice-Coordenador Nacional do Programa Olimpíada Brasileira de Química e integrante dos Júris da Olimpíada Iberoamericana de Química e da International Chemistry Olympiad, que são constituídos por dois docentes de cada país-membro.
Como membro desses júris, representou o Brasil em olimpíadas de química realizadas em 19 países: Argentina, Alemanha, Coreia do Sul, Cuba, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Grécia, Holanda, Hungria, Inglaterra, Japão, México, Peru, Portugal, Rússia, Taiwan, Turquia e Venezuela.
Nomeado em 14 de novembro de 2012 pela Presidenta da República Dilma Rousseff. Nomeação publicada no Diário Oficial da União em 16 de novembro de 2012.
Reconduzido ao cargo em 09 de novembro de 2016 pelo Presidente da República Michel Temer com mandato de mais quatro anos. 
Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira
É natural de Teresina - PI, casada com o jornalista Francisco Magalhães com quem tem um filho, Arthur Nogueira Magalhães.
Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), mestrado e doutorado em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Professora Titular do Departamento de Nutrição da UFPI. É docente e orientadora, em nível de mestrado e doutorado, nos Programas de Pós-Graduação em Ciências e Saúde; Alimentos e Nutrição; e Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO). Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Bioquímica da Nutrição e Intervenções nutricionais com micronutrientes, tendo 26 orientações/co-orientações de mestrado concluídas.
Publicou 27 artigos em periódicos nacionais e internacionais, um livro, dez capítulos de livros e mais de uma centena de trabalhos completos e resumos em congressos nacionais e internacionais. Na administração da UFPI, exerceu os cargos de Sub-Chefe do Departamento de Nutrição; Vice-Diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS); Coordenadora de Informação em Ciência e Tecnologia, vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação; Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Saúde; Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários; e Vice-Reitora da UFPI.
Coordenadoria de Comunicação Social da UFPI

Nenhum comentário: