Com o propósito de resgatar a importância do Baião nas tradições piauienses como elemento identitário da cultura popular, a Secretaria Estadual de Cultura do Piauí (Secult) realizará a III edição da Festa do Baião, que acontecerá de 8 a 10 de dezembro em Divinópolis, zona rural do município de União. Na oportunidade, será promovido um encontro das culturas populares, abrindo espaço para manifestações artísticas que compõem o cenário das tradições nordestinas no país.
De acordo com Antônio Carlos Ferreira, produtor cultural e presidente da Fundação Cultural José Benício Medeiros, o evento se destaca por sua tradição histórica, pois o Baião, nessa localidade, é uma dança que vem desde o tempo em que a mesma se denominava Estanhado. Por volta do século XVIII e XIX, o Baião sempre animava as festas no período da Quaresma, sendo considerada como uma dança que representava a devoção dos moradores da comunidade durante o período da Semana Santa.
“É importante ressaltar a importância do Baião nas tradições do município, estimulando um processo comunicativo que busca a coesão social e o incentivo à autoestima das comunidades. O evento também é uma forma de movimentar a economia local em diversos setores, como o comércio, artesanato e restaurantes”, afirma Antônio Carlos Ferreira.
Além de apresentações musicais, a III Festa do Baião também terá em sua programação a realização de oficinas de música com Wagner Ribeiro, bem como o concurso de aboio entre os vaqueiros da região.
Confira a programação do evento na íntegra:
Quinta-feira (8)
16h - Oficina de música com Wagner Ribeiro na Casa da Cultura de União
Sexta-feira (9)
16h - Oficina de música com Wagner Ribeiro na Casa da Cultura de União
19h - Dança do baião
20h - Orquestra de União & Izaque do Acordeon, com participação de Wagner Ribeiro
20h30 - Coral dos Vaqueiros
21h - Concurso de aboio
22h - "Maria entre amigos", com Rosinha Amorim, Roraima, Nadedja Leal, Duda Di, Chagas Moura e Gonzaga Lu.
Sábado (10)
19h00 - Dança do Baião
20h00 - Concurso de Aboio
21h00 - Jazz no Fole & Sandro Haick, com participação de Sebastião Cadete
22h00 - Adelson Viana, com participação de João Cláudio Moreno
Thamirys Viana
Nenhum comentário:
Postar um comentário