17/05/2016

Em audiência pública, Câmara de Parnaíba discute combate à homofobia

Divulgação

Em audiência realizada nesta segunda-feira (16/05) na Câmara Municipal de Parnaíba, foram discutidas pelos participantes, políticas públicas de Combate à Homofobia. O debate foi proposto pela vereadora Fátima Carmino, que teve o tema sugerido pelo Grupo Unificado de Apoio a Diversidade Sexual de Parnaíba – Guará.
Participaram das discussões, além da vereadora Fátima Carmino, que presidiu a audiência, o vereador Antônio Diniz. Além dos parlamentares, os representantes do Grupo Guará, Wellington Araújo e Jessyka Rodrigues, a coordenadora do COAS/CTA, Centro de Testagem e Aconselhamento em HIV/Aids, Alice Vitória Sampaio, o defensor público Marcos Siqueira, o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar do Piauí, tenente-coronel Adriano Lucena, o gestor operacional do Núcleo de Enfrentamento à Violência, Raimundo Santos, a representante da comissão da diversidade da OAB – subsecção Parnaíba, Cataria Farias e da secretaria municipal de educação, Ana Cristina Oliveira.
Durante as falas, foram construídos encaminhamentos para a elaboração de políticas públicas voltadas ao combate da homofobia, desde a sensibilização da sociedade como também as ações por parte do poder público, que promovam a melhoria nos serviços de saúde e educação.
Entre as demandas da audiência pública, foram propostas durante a discussão: a criação de uma coordenadoria municipal dos Direitos Humanos, um conselho municipal dos direitos humanos, a expansão do Grupamento de Atendimento Especial à Criança, ao Idoso e a Mulher – Gaecim, para que este passe a atender casos de LGBTfobia, dentre outros.
A vereadora Fátima Carmino enfatizou a importância do respeito à condição das pessoas, onde será possível uma boa convivência na sociedade. A parlamentar lembrou que atos de preconceito não atinge somente uma pessoa, mas também a sua família.

Tacyane Machado

Nenhum comentário: