Durante audiência da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (5), os deputados Dr. Hélio (PR), que é presidente da Comissão, e João de Deus (PT), propuseram que haja a inclusão de uma verba destinada às ações de combate ao câncer de próstata na elaboração do orçamento do Estado este ano. A medida tem como objetivo reduzir os altos índices da doença em todo o Piauí, possibilitando que a população masculina tenha acesso aos exames preventivos em diferentes cidades piauienses.
“A ideia é fazer com os parlamentares destinem uma emenda em conjunto para ajudar na execução das ações em prol da saúde do homem, que serão realizadas entre ao Secretaria de Saúde em parceria com a Uespi. O número de casos é alarmante e em grande parte ocorre pelo preconceito que ainda existe em relação aos exames preventivos. Temos que estimular a criação de uma política contínua de saúde para o homem, não ficando circunscrita somente ao mês de novembro, quando geralmente se dá publicidade à ocorrência do câncer de próstata”, argumenta Dr. Hélio.
Na oportunidade, a Comissão gestora do projeto Saúde do Homem do Piauí, composta por professores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), fez uma explanação em relação ao projeto, elencando os objetivos a serem alcançados nos próximos dois anos.
“Com a iniciativa, queremos levantar dados em relação aos casos de DST’s, como o câncer de pênis, formar multiplicadores das políticas de educação, implantar o modelo de atendimento através do Programa Saúde da Família, bem como formar coordenações em diferentes regiões do Estado. Em muitos locais não teremos como executar o tratamento, mas pelo menos os pacientes receberam o diagnóstico, que quanto mais precoce for mais chances de cura se tem”, enumera o urologista e professor da Uespi, Luís Carlos Tajra.
Também participaram da reunião o pró-reitor de Extensão da Uespi, Raimundo Dutra; Valdete Costa, coordenadora estadual de Atenção à Saúde do Homem e a professora Anneth Basílio, integrante da Comissão gestora do Projeto Saúde do Homem. Ficou acertado durante o encontro que será realizada uma sessão solene na Assembleia para que os integrantes do projeto possam sensibilizar um maior número de deputados em prol da causa.
Thamirys Viana
Nenhum comentário:
Postar um comentário