12/03/2016

CHARIOT inicia pesquisa sísmica


Chariot Oil & Gas iniciou sua atividade de Pesquisa Sísmica Marítima 3D na Bacia de Barreirinhas, no dia 9 de Março de 2016.

A atividade tem duração máxima estimada de 45 dias e será realizada pela empresa de geofísica Polarcus. Conforme imagem abaixo, a área dos blocos está a uma distância mínima de 65km da costa (Ilha de Santana) do município de Humberto de Campos no estado do Maranhão, com profundidades locais entre 50 a 2500m.

Com relação ao município de Parnaíba e Luís Correia a área da atividade se encontra a uma distância mínima de 200km.

Apesar de distante, a frota pesqueira local, como os arrastões boieiros, costumam pescar na região, assim orientamos aos pescadores que em caso de pescarias na região que busque o contato com o navio pelo rádio via canal VHF 16 ou 68 e SSB 4125.

No continente o Projeto de Comunicação Social, conta ao longo da atividade com um agente de campo, engenheiro de pesca formado na UFPI, percorrendo semanalmente os principais portos de pesca de Parnaíba, Luis Correia e Tutóia , realizando abordagens para reforçar a localização da atividade, rotas de navegação, procedimentos de segurança e comunicação. O término da atividade está previsto para o mês de Abril de 2016.

Em parceria com a Associação de Armadores de Pesca de Luis Correia - APEL, foram confeccionados 150 adesivos com todas as informações sobre a atividade, como navios envolvidos, canais de contato via rádio e coordenadas, para serem distribuídos e colocados no comando das embarcações de pesca associadas, muitas das quais realizam pescarias no litoral maranhense próximo a área de pesquisa. (Nota: modelo do adesivo em anexo).

A pesquisa sísmica é a primeira etapa da cadeia exploratória do petróleo. O navio sísmico Polarcus Alima será responsável pela atividade e terá preso a sua popa um arranjo com fontes de energia sonora e mais 12 cabos com 8.100m de comprimento cada. 
O arranjo de fontes emite ondas sonoras em direção ao solo oceânico, que são refletidas, retornando a superfície e sendo captadas e registradas pelos hidrofones, permitindo o mapeamento do subsolo. Para localizar o final dos cabos sísmicos, procure pelas boias sinalizadoras.
As embarcações Vos Theia e Ocean Route também farão parte da operação, orientando as embarcações na área e fazendo o transporte de materiais.

Para mais informações entre em contato através do e-mailfaleconosco@chariotoilandgas.com ou por contato telefônico em horário comercial 90 (xx) 21 3492-3961.

Nenhum comentário: