Mais de 2/3 dos focos de mosquito estão em ambientes particulares, como quintais e dentro das residências, declarou o ministro da Ciência e Tecnologia, Celso Pansera, durante a Ação Nacional na Educação de Mobilização e Combate ao mosquito Aedes aegypti nas escolas públicas, nesta sexta-feira, 19, em Teresina, proposta pela senadora Regina Sousa (PT-PI) ao governo federal.
O Dia Z de Combate ao Aedes Aegypti é uma ação nacional #ZikaZero do governo federal, aconteceu no Centro de Ensino Médio de Tempo Integral João Henrique de Almeida Sousa, no bairro Morada Nova, na Zona Sul de Teresina. Segundo o ministro Pansera, o Governo Federal está envolvendo mais de 60 milhões de brasileiros no combate ao mosquito e elogiou as ações implementadas no estado. “O Piauí fez seu trabalho bem feito. Houve uma redução significativa do ano passado pra esse ano, mas nós temos que ter 100% de combate ao mosquito”, afirmou.
O Piauí é um dos poucos estados que conseguiu diminuir a incidência dos casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. "Quando comparamos o período de janeiro e fevereiro do ano passado a 2016, vemos uma redução de 56% dos casos suspeitos. Vencer o mosquito é mais saúde para o Piauí e para o Brasil”, observa o governador Wellington Dias.
A visita do ministro foi assistida por 20 mil alunos da rede de ensino piauiense, ao vivo em 663 escolas e 170 municípios. "Temos que reconhecer que o Piauí é um dos poucos estados que conseguiu diminuir a incidência dos casos. É importante criar essa noção junto à população porque é um problema de 100% da população. (...) Se 1% não combater, toda a população fica vulnerável", ressaltou o ministro, que também é professor.
O Governo Federal vai anunciar um pacote na área de ciência e tecnologia para pesquisas. “Temos indícios de vacina com 90% de eficiência para os próximos anos e estamos montando as redes de pesquisa para o zika vírus, com o intuito de definir efetivamente como o vírus atinge o corpo humano”, anunciou Celso Pansera.
Sâmia Meneses - Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário