10/12/2015

Uma relíquia viva da cultura buritiense.

Homenagem

 Aos 86 anos, Francisco Alves de Souza, o conhecido Chico Mundoca de Barra do Longá, ainda se mantém bastante comunicativo com os amigos.

Chico Mundoca faz parte de um ciclo patrimonial vivo da cultura buritiense. Foi por décadas o organizador paroquial dos festejos de Santa Luzia, padroeira da comunidade Barra do Longá, cerca de 09 km de distância de Buriti dos Lopes.

Pessoa carismática e adorada por muitos, sempre teve a qualidade especial para atender e manter um bom relacionamento com os amigos. É uma verdadeira figura folclórica do município de Buriti dos Lopes e super conhecido em toda região.
 Chico Mundoca tinha uma carisma especial pelo vigário da paróquia de Buriti dos Lopes, Padre Oney Braga de Sousa(in memoriam), com quem trabalhou por muito anos, além do professor José Antonio de Sousa(Zé Pequeno-in memoriam), seu amigo especial. 
A Editoria do PC esteve fazendo uma cordial visita ao devoto nº 1 de Santa Luzia no último fim de semana. 
.

Um comentário:

gildanny disse...

Este homem é testemunha viva dos mais importantes fatos de Buriti e talvez do Piauí, e não há sequer um único historiador buritiense, parnaibano ou piauiense que se interesse em gravar em áudio ou vídeo as informações sobre a nossa história, guardadas na sua memória quase centenária?? Aos 86 anos, creio que isso nos faz perceber que resta pouco tempo para coletarmos os dados históricos que ele conserva na mente. O Piauí não armazena sua história por um único motivo: falta de interesse e de visão dos nossos historiadores. Pena mesmo.