07/07/2015

MANIFESTO

PROTESTO: MORADORES AMEAÇADOS DE REMOÇÃO ORGANIZAM CAFÉ DA MANHÃ COLETIVO NA PREFEITURA DE TERESINA


Os moradores da Av. Boa Esperança, Bairro São Joaquim, zona norte da capital, irão preparar um café da manhã coletivo nessa quarta-feira (08.07), às 08:00hs, na entrada da Prefeitura Municipal de Teresina - PMT. O ato simbólico tem o objetivo de chamar a atenção do Poder Municipal e da população teresinense para as dificuldades enfrentadas na comunidade. Além do risco de perderem as suas moradias, sofrem com o transporte público precário, ausência de saneamento básico, falta de escolas e postos de saúde, bem como da segurança na região.

Os moradores estão vivendo sob tensão após a ameaça de remoção em virtude da implantação da 2º fase do Projeto Lagoas do Norte, que prevê a duplicação da Av. Boa Esperança e conseqüente remoção. O projeto é promovido pela PMT e receberá recursos do PAC e do Banco Mundial.

A comunidade defende o direito à moradia e o respeito ao patrimônio histórico da região. A região foi uma das primeiras a serem ocupadas na urbanização de Teresina. Muitos moradores sobrevivem da plantação de vazantes e já mantém vínculos culturais e econômicos com a região.

Há uma expressiva quantidade de idosos na região, os quais estão adoecendo pela ameaça e falta de diálogo do Poder Público Municipal. Em junho deste ano, a idosa Isabel de Sousa, de 75 anos, faleceu um semana após aparecer na TV chorando ao falar do temor de perder a sua moradia. Segundo os vizinhos, a idosa estava depressiva pela situação da comunidade.

A moradora Francisca Oliveira alega que a remoção é ilegal e fere a dignidade da população. “O Ministério Público Estadual já se posicionou contra a remoção. Os estudos não justificam isso. Fomos abandonados durante anos pela Prefeitura e por que só somos lembrados agora para nos tirar da nossa moradia? Queremos mais investimentos e, sobretudo, a nossa permanência lá. Por isso, tomaremos café junto com o prefeito e queremos ser ouvidos”, finaliza a moradora.

O café da manhã foi organizado pelos próprios moradores e receberão apoio de estudantes e intelectuais da capital. A caminhada será iniciada na Av. Boa Esperança, Bairro São Joaquim, na Escola Dilson Fernandes, em direção à Prefeitura de Teresina. A previsão de início será de 08:00hs. Na ocasião, será solicitada uma audiência com o prefeito Firmino Filho a fim de que este atenda as reivindicações de melhorias na comunidade.

Nenhum comentário: