Nessa sexta-feira (12.06), 26 entidades locais e nacionais lançaram uma Carta de Apoio ao Promotor de Justiça Elói Júnior, candidato ao cargo de Procurador-Geral de Justiça do Piauí. O documento foi destinado ao Governador Wellington Dias, que tem a função de nomear o candidato a partir da Lista Tríplice formada por votação entre os membros do Ministério Estadual do Piauí – MPE/PI. A eleição ocorrerá ainda hoje.
O documento foi escrito após uma assembléia geral realizada na última segunda-feira (08.06), na ADUFPI. Além das diversas entidades civis e movimentos sociais da capital e do interior do Piauí, estiveram presentes os promotores de justiça Fernando Santos, Myrian Lago, Maria do Amparo de Sousa, Flávio de Abreu, Márcio Giorgi e Rita de Fátima. Na discussão, foram apontados muitos desafios a serem enfrentados, como o enfrentamento à violência contra a mulher, a preservação do meio ambiente e a convivência digna no semi-árido piauiense, bem como o papel do MPE/PI em defesa do transporte público de qualidade e da educação.
O advogado Lourival de Carvalho, do Centro de Referência em Direitos Humanos “Dom Hélder Câmara” (Cáritas), acredita que esse momento de diálogo com os movimentos sociais foi um fato histórico, local e nacional, para o Ministério Público. “A candidatura do promotor Elói Júnior representa um projeto de mudança institucional necessária. A participação popular pode tornar mais efetivo o trabalho dos membros. O momento histórico e político brasileiro também exige isso. Já tivemos experiências vitoriosas em casos como no transporte público, na defesa do direito à moradia, pela melhoria da educação e dos serviços públicos, mas é preciso expandir mais”, garante o advogado popular.
A presidenta da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí – FETAG/PI, Dra. Elisângela Moura, acredita no potencial dessa opinião pública diante dessa eleição, pois entende que a sociedade piauiense, embora não tenha poder de voto, deverá ser ouvida, pois sentirá diretamente a atuação dos membros do MPE/PI. “A carta reforça a experiência profissional de quase 20 anos do Promotor Elói Júnior, justificando que o diálogo com o povo é fundamental para o sucesso da atuação do MPE, tanto na capital como no interior do estado”, encerra a presidenta.
Após tomar conhecimento da carta, o candidato Dr. Elói Júnior, que defende o lema “Mudança Para Todos”, constata o desejo de mudança por parte da sociedade e, certamente, de todos os promotores e procuradores de justiça. “Estamos empenhados em abrir esse diálogo. Precisamos renovar o ânimo da nossa atuação e da nossa referência social. Precisamos aumentar o quadro de membros e servidores do Ministério Público. Ainda temos muitos desafios a serem superados dentro e fora do Ministério Público”, garante o candidato.
O promotor explica que: “A valorização do nosso trabalho só ocorrerá em aberturas inovadoras e que o apoio dessas tantas entidades comprovam isso. Fico emocionado com esse apoio e acredito que estamos no caminho. Confiamos no apoio de todos os meus colegas, também. A mudança é para todos”.
Ao final da carta, as entidades pedem ao Governador do Estado do Piauí que, caso o Promotor de Justiça Elói Júnior integre a Lista Tríplice, seja materializado o pedido legítimo da sociedade piauiense e o nomeie ao mais novo Procurador-Geral de Justiça do Estado do Piauí. Hoje (12.06), após o final da votação, saberemos os 03 (três) nomes mais votados entre os 06 (seis) candidatos que concorrem ao cargo de PGJ/PI.
Lourival de Carvalho (Advogado do CRDH Dom Hélder Camara)
Lourival de Carvalho (Advogado do CRDH Dom Hélder Camara)
Nenhum comentário:
Postar um comentário