Imagem divulgação
As dificuldades enfrentadas devido a falta de leitos na UTI do Hospital Estadual Dirceu Arco Verde (HEDA) para atender os pacientes de urgência foram solucionadas pelo governo municipal que assinou convênio de 5 meses com a Maternidade e Hospital Dr. Marques Basto.
O convênio teve início em dezembro de 2014 quando áreas do HEDA receberam indicativo do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) pelo indicativo de interdição ética nas dependências do hospital estadual.
De dezembro de 2014 a abril de 2015 a Maternidade e Hospital Dr. Marques Basto atendeu 100 pacientes pelo SUS, pagos pela prefeitura através do convênio. Comparando com os pacientes atendidos por planos de saúde e particulares que foram 111 da inauguração em julho de 2014 a abril de 2015 (9 meses) os atendimentos pelo convênio chegam a ser 100% maior que os particulares.
O médico responsável técnico pela UTI da Maternidade e Hospital Dr. Marques Basto explicou que dos dez leitos do Hospital Marques Basto seis foram contratos para atendimento pelo SUS através de convênio firmado com a prefeitura. “Foram contratos seis leitos que são referenciados a partir do pronto socorro estadual e municipal para pacientes graves que precisam de leito de UTI. Nesse período de cinco meses já passaram por aqui cem pacientes que foram beneficiados por esse convênio e que tiveram bons resultados” explicou o médico João Maria.
Segundo o Diretor do Hospital Marques Basto, Mirocles Veras, o convênio é uma cooperação no salvar vidas de Parnaíba e região devido o número irrisório de leitos de UTI na cidade. “Parnaíba tem dez leitos no Hospital Estadual e dez leitos aqui o que é pouco para a população existente. Se eu transfiro para Teresina lá também tem um problema muito grande de leito. Não existe leito de UTI em Teresina como em qualquer lugar do país. Então, a prefeitura com essa parceria com o Marques Basto está cooperando para salvar inúmeras vidas parnaibanas e também da região”, relatou Mirocles Veras.
Em entrevista a uma emissora de televisão local o prefeito Florentino Veras Neto explicou que busca financiamento dos governos pelo SUS para aumentar o número de leitos de UTI em Parnaíba. “Tem sido muito difícil para a prefeitura nós estamos num momento de muita dificuldade financeira. Não é o município que está em crise financeira. É uma crise mundial. Com reflexo no Brasil. O Brasil está numa crise econômica. E existe uma redução muito grande nas receitas públicas. Nós mesmo assim a gente mantém todos os serviços. A gente está fazendo um grande esforço, que o esforço com o dinheirinho da prefeitura pagar leitos de UTI. Porque a gente entende que as pessoas merecem o atendimento. Agora, nós estamos buscando com o Ministério da Saúde, com o Governo do Estado um auxílio porque no mundo todo, no Brasil todo prefeitura não financia leito de UTI. Isso está acontecendo em Parnaíba porque nós temos a sensibilidade de entender que as pessoas precisam de assistência” afirmou Florentino Veras Neto.
Criare Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário