"As mulheres querem e precisam ocupar mais espaço na vida pública. Acabou o tempo de que lugar da mulher era em casa", disse a senadora Regina Sousa ao defender que 30% das vagas do Legislativo sejam ocupadas por mulheres.
A senadora Regina Sousa participou nesta segunda-feira, 18/05, do lançamento da campanha "Mais Mulheres na Política" em Manaus e em Boa Vista. No dia 29 de maio, a campanha será lançada em Teresina, com a presença de parlamentares de várias partes do Brasil.
Regina Sousa destacou ainda que a Reforma Política que está em discussão no Congresso deve virar pauta da população brasileira, espelhando os anseios da sociedade, como uma maior participação da mulher no Legislativo municipal, estadual e federal.
Para a senadora piauiense, é fundamental a participação direta das brasileiras e dos brasileiros nas discussões da Reforma Política, para que "o Congresso Nacional não aprove uma Reforma Política conservadora".
Os dois eventos dessa segunda-feira contaram com a participação das senadoras Vanessa Graziotin, Marta Suplicy, Ângela Portela e o senador José Medeiros, além das deputadas federais Jessica Sales e Julia Marim. Em Manaus, o presidente da Assembleia Legislativa, Josué Neto, falou na abertura. Em Boa Vista, o evento recebeu o apoio da governadora Sueli Campos, que participou do ato.
As parlamentares pediram que a população envie mensagens, e-mails e sms para seus representantes na Câmara e no Senado pedindo a aprovação de uma cota de 30% para as mulheres no Parlamento.
Atualmente, as mulheres ocupam apenas 10% das vagas na Câmara dos Deputados e somente 16% no Senado, apesar de serem a maior parte da população brasileira.
No caso do Piauí, só há duas representantes no Congresso, a deputada federal Iracema Portela e a senadora Regina Sousa que estão organizando o lançamento da campanha para o próximo dia 29, em Teresina. Na Assembleia Legislativa do Estado, dos 30 parlamentares, somente quatro são mulheres.
ASCOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário