Caros amigos comunicadores, a Diocese de Parnaíba convida a todos para participarem da confraternização em comemoração ao 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais, a realizar-se neste sábado, 16 de maio de 2015, no Centro de Treinamento Pastoral Sagrada Família (Cúria Diocesana, ao lado do Colégio Diocesano). Na ocasião será comentado o texto base da Carta do Papa Francisco, onde se destaca o tema: Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor.
Em seu texto, o papa reconhece a importância da família como lugar privilegiado para o aprendizado da comunicação, trazendo como exemplo a passagem bíblica do encontro de Maria com sua prima Isabel. O Papa Francisco faz a leitura orante desta passagem bíblica, sob a ótica da comunicação que se estabelece entre Maria, Isabel e o menino que estava sendo gestado em seu ventre.o ventre que nos abriga é a primeira ''escola'' de comunicação, feita de escuta e contato corporal, onde começamos a familiarizar-nos com o mundo exterior num ambiente protegido e ao som tranquilizador do pulsar do coração da mãe. Este encontro entre dois seres simultaneamente tão íntimos e ainda tão alheios um ao outro, um encontro cheio de promessas, é a nossa primeira experiência de comunicação. E é uma experiência que nos irmana a todos, pois cada um de nós nasceu de uma mãe.
A comemoração desse dia foi instituída pelo Concílio Vaticano II, com o decreto Inter Mirifica, em 1963. E como ocorre todos os anos, por ocasião da festa litúrgica de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas, o Santo Padre divulga uma mensagem ao mundo para ajudar na reflexão e na celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais, na Festa da Ascensão do Senhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário