08/09/2014

Zé Filho fortalece extensão rural e planeja ampliação de projetos no Emater

Divulgação

Reestruturar o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PI) em todo o Piauí é uma meta do candidato à reeleição Zé Filho (PMDB). Como parte do compromisso já firmado no plano de governo o candidato à reeleição quer continuar o trabalho que está em curso pela permanente capacitação dos extensionistas rurais. Além do investimento na reestruturação do órgão a meta é reforçar o papel do Emater como órgão parceiro de outras secretarias como no programa Ganhe Leite.
“Nós iremos reestruturar o órgão em todo o Estado e um exemplo disso já é a construção da sede em Luís Correia, iniciaremos a reforma do nosso Centro de Treinamento em Teresina, a reforma da regional de Corrente e vamos reformar a regional de Oeiras”, afirmou o candidato à reeleição lembrando que agora o agricultor pode produzir durante todos os meses do ano por causa dos kits de irrigação e da capacitação para esse produtor ser mais competitivo e gerar renda para a sua família.
O plano de governo de Zé Filho prevê um investimento na ampliação da rede de eletrificação rural. “A parte de distribuição de energia é um trabalho fruto de um estudo feito pelo Emater com a ação da Eletrobrás. O que nós temos de programa na área da energia é o incentivo à irrigação quando os recursos são viabilizados para os projetos de irrigação do pequeno produtor”, conta o candidato à releeição. Ele explica que a Emater faz um estudo para que se comprove se o pequeno produtor realmente é um irrigante e a partir daí é gerado um programa de incentivo à irrigação para que ele possa produzir a um custo menor.
Em relação ao trabalho entre Emater e Secretaria de Educação para a implementação do Ganhe Leite Zé Filho explica que o Emater vai atuar na qualificação dos produtores para que eles possam deixar de serem apenas produtores e possam ampliar a sua participação na cadeia produtiva. “O Emater vai ser o órgão que vai fazer a parte de assistência técnica e extensão rural para que os produtores possam incrementar as suas fazendas e propriedades produzindo mais leite com a certeza de que o governo do Estado vai comprar e doar para as pessoas do ensino fundamental”, explica.
Para Zé Filho o agricultor pode esperar muito do Emater agora e para os próximos anos. “Em 4 meses a gente já capacitou mais de 2500 pessoas no Estado do Piauí. Além disso, nós temos trabalhado muito na agricultura permanente, a agricultura irrigada com o pequeno produtor que antes tinha apenas seis meses do ano para plantar e produzir”, afirmou Zé Filho.

Ascom Zé Filho
Redação: 3304-5384
Mais informações

Nenhum comentário: