11/06/2014

SESI promove campanha de mobilização.

Divulgação

O SESI do Piauí, por meio do Projeto VIRAVIDA realizou, na última terça-feira, dia 10, um dia de mobilização para o enfrentamento da violência sexual de crianças, adolescentes e jovens. Logo no início da manhã foi realizada reunião técnica com as instituições que compõem a rede de proteção social do município de Teresina. Com o objetivo de fortalecer as parcerias já firmadas desde a implantação do projeto bem como discutir sobre as diretrizes relacionadas ao encaminhamento dos jovens ao referido projeto
O superintendente do SESI-PI, Mardônio Neiva, deu as boas-vindas saudando os presentes, dizendo da importância que os parceiros representam para o fortalecimento de toda a rede de enfrentamento e do Projeto Vira Vida. Em seguida um grupo de alunos fez uma apresentação de dança. A coordenadora técnica do Vira Vida no Piauí, Elisane Melo, fez uma exposição dialogada sobre o Projeto.
De acordo com a secretária municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social, da prefeitura de Teresina, Mauricéia Carneiro, órgão parceiro do Projeto Vira Vida, o importante e verdadeiro é saber que existe uma Rede que funciona. Segundo ela, todas as instituições que fazem parte dessa Rede oferecem condições para garantir o encaminhamento e apoio para acompanhamento integrado aos jovens atendidos pelo VIRAVIDA. Finalizando a secretária disse que: “como parte dessa Rede colocamos a disposição do SESI os nossos CRAS e CREAS”.
De acordo com Elisane Melo, o VIRAVIDA está implantado em 23 cidades brasileiras e já contabiliza a participação de 3, 7 mil alunos, sendo que 1,2 já estão inseridos no Mercado de Trabalho. ”Isso demonstra que o Projeto está dando certo”, frisou.  Segundo ainda Elisane, o VIRAVIDA se pauta em três eixos estruturantes: primeiro pelo apoio psicossocial e acolhimento; segundo, pela elevação da escolaridade e por último, pela inserção das pessoas no processo produtivo como uma alternativa de reconstruir suas histórias, disse a coordenadora.

Na oportunidade foi apresentada a campanha Não Desvie o Olhar, campanha internacional contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. Após a apresentação da campanha na reunião técnica, a mobilização foi concentrada, no aeroporto Petrônio Portela através de atividades lúdicas e expressões artísticas, alinhando ações no sentido de fortalecer o combate à Exploração sexual de crianças e adolescentes e estimular a denúncia deste crime através dos meios legais e Disque 100.
Conforme a coordenadora estratégica do Projeto VIRAVIDA no Piauí, Kátia Luz, a campanha tem o objetivo sensibilizar a sociedade durante o evento esportivo Copa do Mundo sobre a importância do combate à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, bem como promover uma mobilização com o intuito de incentivar as pessoas que frequentam o aeroporto a combater e denunciar o crime.
JÂNIO HOLANDA – ASCOM/FIEPI

Nenhum comentário: