Fotos divulgação
Com o intuito de criar ações voltadas para os jovens de Cajueiro da Praia, uma equipe da Prefeitura Municipal visitou a sede do Sebrae e da Universidade Federal do Piauí – Ufpi, em Parnaíba. O encontro aconteceu na última quarta-feira (19). A ideia é buscar orientação e apoio técnico dos dois órgãos para atuar, principalmente, na capacitação da população jovem de Cajueiro. A visita foi coordenada pelo chefe de gabinete da prefeitura, Marcos Cazuza, e contou ainda com a presença de Lenilton Castro e Francisco Marinho, da Coordenadoria da Juventude do município.
Em contato com a analista técnica do Sebrae, Isabela Ribeiro, a equipe da prefeitura foi orientada a reunir os jovens para apontar quais as suas necessidades e, assim, definir os cursos que podem ser ofertados pelo Sebrae. “Nós podemos levar uma série de capacitações, mas antes é preciso saber que área os jovens querem atuar”, disse a analista. Ela ressaltou ainda que na próxima segunda-feira (24) representantes do Sebrae estarão em Cajueiro para falar das realizações do projeto “Rota das Emoções”, no qual o município está inserido. O encontro acontece a partir das 18h30 no salão do Peixe-boi, na sede do projeto Peixe-boi em Cajueiro
Na Ufpi, a equipe se reuniu com a professora de economia da instituição, Maria Helena Cortez. Ela destacou a importância em se criar uma identidade cultural para Cajueiro da Praia e se comprometeu em pôr em prática um dos seus projetos, que consiste na realização de um grande evento, que deve ressaltar duas das potencialidades de Cajueiro: o peixe-boi e o cavalo marinho. “Assim como acontece em outros estados, precisamos de símbolos que lembrem o Piauí. Cajueiro tem o peixe-boi e o cavalo marinho. Por que não explorar essa potencialidade e dá visibilidade para o município e para o nosso estado?”, questiona a professora.
Para Marcos Cazuza, a disponibilidade dos dois órgãos irá trazer muitos benefícios ao município. “Nosso intuito é estreitar as relações com esses órgãos, que tanto podem nos apoiar, nos orientar. Temos certeza que nossa cidade sairá ganhando”, destacou.
Ainda na Ufpi, a equipe da prefeitura participou das discussões em torno das ações que farão parte do Congresso Regional de Unidades de Conservação do Delta do Parnaíba (CORUC), que irá acontecer em maio, em Parnaíba. Entre os participantes ainda havia representantes da Embrapa e da Codevasf. O evento é coordenado pela professora Simone Cristina Putrick, do curso de Turismo da Ufpi. A prefeitura de Cajueiro da Praia se comprometeu em garantir transporte à comunidade no dia do congresso, que irá tratar temas relevantes a exemplo da “pesca artesanal e sustentabilidade ambiental”. Além disso, terá oportunidade de levar alguma experiência para ser compartilhada durante o congresso.
Ascom Cajueiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário