21/02/2014

Desfile Naval (Encerramento da Operação Amazônia Azul)

Capitania dos Portos do Piauí em Parnaíba(Foto PC)

No próximo dia 22 de fevereiro, às 10h, a Marinha do Brasil por meio da Capitania dos Portos do Piauí realizará um desfile com suas embarcações. O desfile dos meios navais, que marca o encerramento da Operação Amazônia Azul, acontecerá nas águas do Rio Igaraçu, desde as imediações do SESC Beira Rio até depois da Ponte que liga Parnaíba a Ilha Grande, retornando para a Capitania dos Portos do Piauí.

Realizada pela Marinha do Brasil (MB), sob a coordenação do Comando de Operações Navais, a Operação tem como objetivos principais: intensificar a fiscalização do cumprimento de leis e regulamentos e reprimir ilícitos de toda ordem nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), além de servir como preparação para a atuação da Força Naval na Copa do Mundo FIFA 2014.

Durante a Operação, os navios e embarcações da Marinha realizaram ações de patrulha e de inspeção naval na Amazônia Azul, rios e lagos brasileiros. Os Fuzileiros Navais atuaram na defesa de portos, terminais petrolíferos de interesse e plataformas de petróleo.

Na região Norte, o Grupo-Tarefa (GT) liderado pelo Comandante do 4º Distrito Naval ficou responsável pela fiscalização nas áreas de fronteiras marítima e fluvial dos estados sob sua jurisdição: Amapá, Maranhão, Pará e Piauí. O GT Norte é composto pelos Navios-Patrulha “Pampeiro”, “Bocaina”, “Parati”, “Bracuí”, “ Guarujá”; Aviso de Patrulha “Tucunaré”; Navio Hidroceanográfico “Garnier Sampaio”; Navio Balizador “Tenente Castelo”; os Avisos Hidroceanográfico Fluvial “Rio Tocantins” e “Rio Xingu”; pelo Navio Auxiliar “Pará”; por um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais; e por dezenas de embarcações, viaturas e equipes de Inspeção Naval das Capitanias dos Portos da Amazônia Oriental, do Maranhão, do Piauí, do
Amapá, e Fluvial de Santarém.

Divanildo Felipe Santiago
  Capitão-de-Corveta (T)

Nenhum comentário: