Os 100 professores da rede municipal de Cajueiro da Praia participaram de uma semana de capacitação, onde a forma de avaliar os alunos assumiu o foco das discussões. As oficinas e estudos de aprendizagem aconteceram na escola Oscar Lima. Na ocasião, a psicóloga e psicopedagoga Milenne Guerra destacou a importância da continuidade da avaliação, onde a prova deve ser vista como uma – e não a única – ferramenta para medir o conhecimento dos estudantes.
“O professor deve buscar outras formas de avaliar. Essa é uma discussão eterna e o educador deve estar ciente da sua responsabilidade e agir como um multiplicador. As provas também precisam ser contextualizadas, seguindo a realidade do ensino, a exemplo das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)”, disse.
A consultora de planejamento da Secretaria Municipal de Educação, Lhanna Mhara Sousa, afirmou que durante esses encontros os professores tem a oportunidade de discutir as principais problemáticas vivenciadas em sala de aula. “Na última semana de aula vamos nos reunir novamente, quando iremos avaliar se os professores conseguiram aplicar o que aprenderam na capacitação”, completou. Lhanna diz que a secretaria já está se preparando para as próximas capacitações, que devem abordar dois temas: educação especial e arte com materiais recicláveis.
Para encerrar a semana, a coordenadora do programa “Mais Educação” de Parnaíba falou da importância do hábito da leitura entre os educadores. “Sem isso não vamos avançar. As escolas dispõem de vários livros com atividades que podem ser levadas para a sala de aula. O professor deve pesquisar, tanto nos livros como em revistas ou na internet”, concluiu.
Juliana Nogueira - Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário