O município se inscreveu e foi um dos selecionados pelo programa Federal. Agora a Unidade Básica de Saúde consegue atender uma média de 30 pacientes ao dia
O município de Cajueiro da Praia foi um dos inscritos e selecionados pelo Programa federal “Mais Médicos”, cujo objetivo é ampliar a atenção básica à saúde através de investimentos e de uma melhor distribuição de médicos pelo país. Graças ao Programa, a Unidade Básica de Saúde do município agora pode atender uma média de 30 pacientes por dia, a maioria encaminhada por agentes de saúde que integram a equipe do PSF (Programa Saúde da Família).
“Alguns casos podem ser resolvidos por aqui, inclusive pequenas urgências, e outros são encaminhados para o Hospital de Parnaíba. A idéia é melhorar a atenção básica, trabalhando na prevenção e, assim, evitando o surgimento de doenças mais graves. Além disso podemos acompanhar os pacientes que sofrem com alguma doença crônica”, explica a médica Brisa Fidelis Gândara.
A médica, que é natural da Paraíba, mas se formou em Teresina, avalia o programa como uma boa solução a curto prazo e elogia a equipe da Unidade. “Trabalho com uma equipe muito boa. São pessoas capacitadas que me ajudam a executar um bom trabalho”. Tiago Silva, de 7 anos, chegou ao posto com dor de cabeça e náuseas. A mãe do garoto, a dona de casa Thaís Alves, conta que desde os 3 anos Tiago sofre com o problema, prejudicando até seu rendimento escolar.
“O agente de saúde me disse que tinha uma médica no posto e marcou a consulta para meu filho. Assim ficou mais fácil buscar atendimento por aqui, sem precisar ir para Parnaíba”, disse. A enfermeira Monique Aquino, que integra a equipe da Unidade, conta que já percebe uma melhoria no atendimento. “A médica está aqui todos os dias e é muito bom poder recorrer a ela em várias situações que surgem no nosso dia a dia”, afirma.
Monique diz que o posto de saúde está se organizando para atender toda a população, incluindo o atendimento aos grupos, formados por gestantes, crianças e hipertensos. A Unidade conta com a equipe do PSF, formada por 13 profissionais, além da equipe do pronto atendimento, com cinco técnicos em enfermagem.
Serviços oferecidos pela Unidade:
· Acolhimento;
· Acompanhamento da gestante e do bebê;
· Atendimento médico;
· Consulta e atendimento odontológico;
· Dispensação de medicamentos básicos pela farmácia;
· Realização de curativos;
· Aplicação de medicamentos;
· Dispensação de preservativos e contraceptivos;
· Imunização;
· Nebulização
· Prevenção do câncer de colo de útero;
· Visita domiciliar;
· Grupo de Educação em Saúde.
Fotos;Ascom
Juliana Nogueira
Nenhum comentário:
Postar um comentário