04/10/2013

Instituições firmam parceria em Ação sobre drogas


Assessoria de Projetos Institucionais (APPI) da FIEPI está construindo um documento que tem como objetivo maior, o interesse público, para chamar à atenção da sociedade para as condições de crescente exclusão social aos dependentes químicos de álcool e outras drogas. Neste sentido a APPI celebrou parceria com o Ministério Público para firmar um termo de cooperação técnica com a Ação de mobilização, a que o documento se propõe.
A psicóloga Jeannette de Oliveira Souza, gerente da APPI e a Procuradora geral Zélia Saraiva representaram, respectivamente a FIEPI e o Ministério Público Estadual. O ato de assinatura aconteceu na sala da APPI, no prédio da FIEPI em Teresina.
“Neste documento que carinhosamente o chamamos de ‘Abraçando a Vida e Compartilhando Ações’, queremos propor caminhos alternativos, cobrar políticas públicas sobre drogas, de forma a desenvolver ações de inclusão social, com a participação de todos os cidadãos, Instituições pública e privada ONGs e comunidades terapêuticas. Acompanhando os projetos e mobilizando ações disponíveis gerando satisfação e informação”, explicou a Jeannete Souza.
Estudos comprovam que os casos de dependência química estão relacionados à ausência de políticas integradas para o fortalecimento do núcleo familiar de pessoas em situação de vulnerabilidade.  Embora no Brasil o padrão de consumo de drogas não seja comparável ao que se verifica nos países desenvolvidos, sua evolução recente torna esse tema uma preocupação obrigatória da sociedade brasileira.

Ascom/FIEPI

Nenhum comentário: