05/10/2013

Artigo

                                    Parnaíba e os feriados.
* Paulo Henrique Santos Neves

Dia 04 de Outubro, dia de São Francisco. Mas uma vez os comércios foram obrigados a fechar! Nada justifica este feriado em Parnaíba: o Santo não é o padroeiro do município. Já temos feriado municipal sagrado, 08/09, dia de nossa padroeira, Nossa Senhora das Graças. Em quase todo Brasil, 04/10 é considerada um dia normal de trabalho. Existem excessos de feriados. Muitos sem sentido ou lógica atrapalham o comércio local e prejudicam o processo produtivo da região. Os comércios com a descontinuidade do trabalho têm menor faturamento e diminui as vendas, com isto, dificuldade na pontualidade de seus compromissos com salários, impostos e fornecedores. Estes dias santos ou comemorativos trazem sempre problemas para as finanças de várias empresas, que em vez de estar vendendo, gerando empregos, têm que parar. Em outubro, além do dia 04, também são considerados feriados, dia 12 (padroeira do Brasil); 19 (dia do Piauí), 28 (dia do comerciário) e novembro já iniciam com o feriado de finados no dia 02.
        Como pagar funcionários com tantos dias parados? Vários outros fatores prejudicam as empresas nos feriados municipais e estaduais. Um deles é a compensação bancária de cheques custodiados nos bancos. Por não ser feriado nas sedes administrativas das instituições, todas as operações funcionam normalmente, por isto, os cheques são depositados, mesmo sendo feriado aqui, aumentando a devolução. Os empréstimos são debitados nas contas e as duplicatas vencidas no período dos feriados não são recebidas nas loterias e correio por serem consideradas duplicatas vencidas. Pagar sem juros as duplicatas vencidas, só nas agências bancaria com longas filas.
        Mas, pela tradição e a grandeza dos devotos que acompanham a procissão em Parnaíba justifica ser parcialmente feriado onde os comércios, indústrias e instituições trabalhariam em tempo corrido até as 13h permitindo que os católicos participem. Isto será importante para nosso comercio! Como também não é feriado nas cidades próximas os que estão fazendo compras, estudando ou negócios aumentariam a participação dos festejos de São Francisco. Sendo feriado incentiva excursões, em especial a cidade de Canindé, onde o santo é padroeiro. Parnaíba tinha como Padroeira Nossa Senhora de Montserrat, substituiu por Nossa Senhora das Graças. Será que agora vai substituir por São Francisco? Ou vamos ter e comemorar dois padroeiros?      
        Depois de décadas sendo considerada a terra do já teve, do já foi e do já era, Parnaíba finalmente está encontrando o caminho do desenvolvimento sustentável. Por isto devemos lembrar: “O único lugar no mundo aonde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário”.

Nenhum comentário: