27/09/2013

Convênio qualifica trabalhadores da Construção Civil

16 trabalhadores concluíram o curso de pedreiro (foto divulgação)

No ano de 2013 mais de 200 pessoas já foram qualificadas através de uma parceria firmada entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI-PI, o Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Teresina- SINDUSCON-THE, e a Construtora Boavista.
Na noite de ontem (26), 16 trabalhadores concluíram o curso de pedreiro. Com o certificado em mãos, esses profissionais são promovidos a outro nível profissional e com isso recebem um aumento nos seus respectivos salários.
As capacitações na área da Construção Civil ofertam aos colaboradores da empresa cursos como pedreiro e pintor de imóveis. Um dos diferenciais é que cada vez mais as mulheres têm participado das atualizações.
A recém-formada no curso de pedreiro Rosário Rodrigues conta que antes de chegar à construtora, trabalhava como cozinheira. “Quando resolvi fazer o curso, meu filho estranhou a mudança. Já a minha filha ficou orgulhosa e disse que eu sou uma pessoa capaz”, relatou a colaboradora.
O diretor regional do SENAI-PI, Ewerton Negri, acredita que os cursos oferecem oportunidades iguais a homens e mulheres. “Não há profissão exclusiva para homem ou mulher. O que há são profissões. Prestigiamos todos que desejam se qualificar”, afirmou Negri.
De acordo com o empresário Francisco Reinaldo Sampaio, a sua construtora tem obtido bons resultados com os cursos ministrados nos canteiros de obras. “Já promovemos cursos em cinco de nossas obras. Nossa intenção é se possível aumentar a oferta de qualificação”, conta.
A gerente de Centro de Formação Profissional do SENAI-PI, Heline Melo, também acredita na possibilidade de ampliação das capacitações. “Para o ano de 2014, a pretensão é estender a oferta de vagas e estudar parcerias com outros sindicatos do setor industrial”, explica a gerente.

Ascom Fiepi

Nenhum comentário: