18/09/2013

Bancada Federal do Piauí se reúne com ministro Edison Lobão

Fotos: Laila Costa 
 A bancada federal do Piauí voltou a se reunir com o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, na busca de mais celeridade às ações solicitadas quanto às constantes quedas no fornecimento de energia elétrica no Piauí. Os deputados piauienses se queixaram dos serviços precários de fornecimento de energia na região. Lamentaram que o serviço oferecido pela Eletrobras não atenda a demanda da população, gerando constantes quedas de luz, descargas elétricas, apagões e oscilações de energia elétrica, o que vem trazendo muitos contratempos e prejuízos ao consumidor. O Secretário de Energia Elétrica, Ildo Wilson Grüdtner, esteve presente na reunião.

A deputada federal Iracema Portella (PP-PI) explicou que os sucessivos problemas com o fornecimento de energia no Piauí já resultaram em perdas consideráveis, tanto para os comerciantes e empresários em geral como para toda a população que depende desse serviço. “Essas constantes quedas de energia não podem virar rotina na vida dos consumidores piauienses. As consequências dessas oscilações de energia são sentidas por todo o Piauí. O comércio perde mercadorias, indústrias diminuem sua produção e a população local contabiliza suas perdas domésticas”, disse.

O ministro Edison Lobão acatou as queixas dos deputados e afirmou que estão sendo investidos recursos em grandes obras para melhoria do fornecimento de energia na região até 2014. Lobão também destacou que, até maio do próximo ano, será instalada uma nova subestação na capital Teresina, o que vai melhorar a qualidade dos serviços elétricos.Na reunião, os parlamentares reforçaram ao ministro que mais de 20 mil famílias piauienses ainda aguardam para serem contempladas pelo Programa Luz para Todos, do Governo Federal. Serão necessários recursos adicionais para garantir acesso a essas famílias.

O ministro disse também que, para o Sul do Estado, nos municípios de Bom Jesus e Gilbués, estão previstos novos pontos de distribuição de energia elétrica, para atender a milhares de famílias que dependem de energia. Os parlamentares já haviam se reunido com o ministro Lobão em março deste ano para tratar sobre o assunto e receberam a notícia de que serão investidos R$ 3 bilhões na Eletrobras Piauí até o final de 2014.

Assessoria de Imprensa
Deputada Federal Iracema Portella (PP-PI)

Nenhum comentário: