A CÂMARA DE VEREADORES E O TÍTULO DE CIDADANIA PARNAIBANA
A Villa de São João da Parnahiba ao iniciar as suas atividades política e administrativa em 26 de agosto de 1762, teve as seguintes autoridades nomeadas para o exercício de suas funções até o final do ano: juiz ordinário e de órfãos Diogo Alves Ferreira (Diogo Álvares Ferreira de Veras), o procurador-tesoureiro Manuel de Sousa Guimarães e os vereadores Domingos Barroso e José da Costa Oliveira.
A partir dessa administração na então Villa até hoje a cidade da Parnaíba, tivemos muitos vereadores atuando em muitas legislaturas. A população até o ano 2001 desconhecia a finalidade desse ente político, e não cobrava devidamente o verdadeiro papel institucional da câmara de vereadores. Pensava a maioria das pessoas que essa entidade servia apenas para a denominação de ruas e títulos de cidadanias.
Tratando disso, muitas arbitrariedades foram cometidas ao longos dos tempos passados, pois, nomes tradicionais que fazem parte da história da Parnaíba foram substituídos por outra titularidade, como os logradouros Rua do Pelourinho, Rua da Praia, Rua Grande, Rua do Vigário, Rua Maranhão, Rua do Alecrim e Rua do Aterro, entre outras.
Outrossim, o título de Cidadão da Parnaíba que objetiva homenagear aquelas pessoas que contribuíram ou contribuem para o engrandecimento da cidade, tornou-se nos últimos anos instrumento de louvação dos administradores municipais e legisladores aos apaziguados políticos e por incrível que pareça a figurões que nunca pisaram na cidade, mas, que realizaram algum tipo de favor ao interessado com mandato político.
Entretanto, nestes primeiros decênios do século XXI a coisa vem tomando outro rumo. Assim, salvo algumas exceções, essa prática está sendo abolida, e no atual mandato as autoridades investidas nos cargos de Prefeito e Vereador estão legitimando em suas homenagens, homens e mulheres que efetivamente desenvolveram ou desenvolvem eficientes trabalhos em prol do município de Parnaíba.
O exposto tem a ver com o Projeto de Lei, aprovado, que concede ao atual comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar do Piauí – TEN. CEL. PM Raimundo Rodrigues de Sousa, aliás não o conheço pessoalmente, mas, olhando a minha cidade como olho, tenho observado a otimização no combate ao crime por que vem passando a instituição que comanda, coisa sentida e comentada por toda a sociedade parnaibana. Que o homenageado continue o seu prestimoso trabalho como cidadão da terra de Nossa Senhora de Monserrate, também Virgem Mãe da Divina Graça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário