18/07/2013

SESI-PI promove interiorização dos serviços de saúde



O Serviço Social da Indústria do Piauí (SESI-PI) realizou, na primeira quinzena do mês deste mês, o Diagnóstico de Saúde e Estilo de Vida (DSEV) em oito empresas da cidade de Piripiri atendendo um total de 300 trabalhadores. Nesta primeira etapa foram tendidas indústrias dos segmentos confecção e gráfico.

De acordo com a coordenadora de saúde da entidade, Teresa Cronemberger, o objetivo principal do DSEV é investir na qualidade de vida do trabalhador a partir dos resultados obtidos pelo diagnóstico. “Com o conhecimento da situação de seus funcionários os empresários poderão investir nos possíveis casos realmente críticos, seja alcoolismo, tabagismo, hipertensão, diabetes, entre outros”, afimou.

O diagnóstico é realizado por colaboradores previamente cadastrados que trabalharão em momentos distintos, como medições antropomédicas (altura, peso, circunferência abdominal), verificação de pressão arterial, testes de glicemia, realização de questionário sociocultural, e por último uma avaliação odontológica, onde é feito um exame bucal para identificar quais as necessidades de tratamento de cada operário.

Recentemente, o SESI-PI, por meio do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) realizou atendimento na empresa Canel localizada no município de Uruçuí. O PCMSO consiste em um conjunto de medidas realizadas no âmbito da saúde e segurança do trabalho, com o intuito de prevenir e controlar agravos de origem ocupacional e, deste modo, preservar a integridade física e mental dos colaboradores. As ações abrangem avaliações clínico-ocupacionais, exames complementares, decisões técnicas e administrativas, com foco na melhoria na qualidade de vida. 

JÂNIO HOLANDA – ASCOM/FIEPI

Nenhum comentário: