Uma dessas ações é o "Banco Sesinho", inaugurado com a finalidade de possibilitar a construção de experiências empresariais, potencializando o aspecto empreendedor e criativo dos alunos do SESI. O Banco funciona como uma empresa de verdade, com definição de cargos e funções entre os alunos do 2° ao 5°ano.
“A ideia é colocar em prática a teoria do que está sendo ensinado na escola, promovendo situações que auxiliem o aluno na resolução de problemas e por fim, despertar o espírito empreendedor e ético, levando em conta as habilidades individuais de cada um durante o desenvolvimento do projeto”, garantiu o diretor da escola Cassio Araújo. Ele lembra que estão envolvidos diretamente, cerca de 30 alunos nas funções de gerente, sub-gerente, tesoureiro e caixas. “A escolha das funções se deu mediante um concurso feito na escola, as melhores notas no testes garantiram as vagas, mas todos participam, são mais de 800 educandos”, contou o diretor.
A metodologia prevê uma programação que inclui a criação de oficinas para os familiares, customização de roupas juninas usadas em outras edições, além da comercialização de produtos durante o período de quadrilhas realizadas pela escola. Uma feira de empreendedorismo está sendo preparada para acontecer no final do projeto EMPRELEGO, integrando alunos e professores da instituição.
A gerente de educação do SESI, Marcia Fernandes, destaca que a aplicação do projeto inclui o aprendizado quanto a forma responsável de utilizar as economias obtidas no Banco SESINHO. O aluno, disse ela, terá uma percepção maior em relação à vontade e o interesse em planejar e empreender. “A educação empreendedora permite que os alunos vejam a sociedade e o mercado de trabalho com outros olhos, ajudando nos seus desafios e decisões”, explica a gestora.
Por Monica Pessoa
ASCOM FIEPI
Nenhum comentário:
Postar um comentário