Tabuleiros Litorâneos (Foto:Paulo Barros) |
O governador Wilson Martins recebe, no início da tarde desta segnda-feira (17), em Parnaíba, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, para assinatura de ordem de serviço no valor de R$120 milhões destinada ao desenvolvimento da segunda etapa do perímetro de irrigação Tabuleiros Litorâneos. O recurso faz parte do programa Mais Irrigação, do Ministério da Integração Nacional, que visa incentivar perímetros públicos de irrigação para expandir a produção de alimentos com qualidade.
O projeto dos Tabuleiros Litorâneos é conhecido pela produção de alimentos e frutas orgânicas de qualidade reconhecida em todo Brasil e no exterior. Com a execução da segunda etapa do projeto, a área irrigável que, atualmente, é de 2.4 mil hectares, aumentará para mais de 5.9 mil, o que será responsável por dobrar a produção de frutas da região.
As obras, que serão executadas pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e conta com apoio do Governo do Piauí, incluem a construção de rede elétrica, viária e drenagem, além de estações de bombeamento, construção de canal de aproximação e aquisição e montagem de equipamentos.
O Perímetro Tabuleiros Litorâneos está situado entre os municípios de Parnaíba e Buriti dos Lopes, na região Norte do Estado e conta com 65% de seu projeto executado. O foco da produção local está no cultivo de frutas (acerola, caju, coco, goiaba, melão, melancia) e feijão.
Além de garantir a assinatura da segunda etapa das obras, o governador Wilson Martins vem buscando outros meios para incentivar a produção local. Uma delas foi a realização de parcerias com instituições financeiras, a exemplo do acordo de cooperação com o Banco do Nordeste, no qual foi disponibilizado um montante de R$10 milhões para os agricultores dos Tabuleiros Litorâneos.
Produtos orgânicos
Frutas da estação(Foto: Divulgação)
Alimentos e produtos vegetais sem aditivos químicos, livre de fertilizantes e pesticidas, é assim que a produção orgânica certificada vinda dos Tabuleiros Litorâneos de Parnaíba está conquistando a Europa e América do Norte. Com uma área irrigável de 2.443 hectares, o projeto gera hoje 2.237 empregos diretos e 4.474 empregos indiretos, beneficiando uma população de 13.400 pessoas.
Com a conclusão da segunda etapa das obras dos Tabuleiros, que amplia a área irrigável em mais de 5.9 mil hectares, que serão divididos entre irrigantes familiares, agrônomos e técnicos agrícolas, será possível dobrar a produção de frutas.
A qualidade dos produtos dos Tabuleiros Litorâneos também é conhecida em todo o Brasil. Grandes empresas do ramo adquirem as frutas e comercializam nas centrais de abastecimento das capitais e nos supermercados da região Nordeste, Sul e Sudeste.
Ccom
Nenhum comentário:
Postar um comentário