21/03/2013

Empresa sucroalcooleira mobiliza trabalhadores para prevenir acidentes de trabalho



O Governo Federal, através do Ministério do Trabalho, informa que são registrados cerca de 700 mil casos de acidentes ocorridos no local de trabalho em todo o país. Um prejuízo e tanto para o empregador quanto para os seus funcionários e que representa uma conta alta - em torno de R$ 70 bilhões aos cofres públicos - para  a já deficitária Previdência. A Legislação Trabalhista prevê a realização de eventos e a promoção de seminários educativos, por exemplo, no sentido de atenuar o problema.
 
A Comvap, empresa do Grupo Olho D’ água, realiza anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT. Neste ano, o evento ocorre de 18 a 22 de março, com o tema “Segurança; não basta saber, é preciso aplicar, não basta querer é preciso agir”.
 
A empresa de produção sucroalcooleira oferta uma ampla programação de palestras, oficinas e ações com o objetivo de orientar o quadro de funcionários sobre cuidados necessários com a segurança no trabalho, minimizando possíveis riscos.
 
Um dos parceiros do evento é o Serviço Social da Indústria – SESI, que promoverá palestras sobre AIDS e DST e formação de liderança, para os funcionários da empresa. A programação também inclui palestras sobre Saúde Bucal, Segurança no Trabalho e Brigada Contra Incêndio.
 
Liderança e motivação também estão presentes no campo
 
A importância da liderança e da motivação não se restringe apenas aos ambientes corporativos. Um exemplo disso é que a Comvap está fazendo um trabalho direcionado com os seus colaboradores no sentido de formar líderes que consigam obter os melhores resultados de suas equipes.


De acordo com o supervisor de recursos humanos da Usina Comvap, Francisco Câmara, antes de realizar a SIPAT, a empresa promoveu um curso de liderança, voltado para os profissionais que trabalham diretamente com equipes. “Nós treinamos, com o auxílio do SESI, 65 trabalhadores, que se dividiam nas funções de fiscais de turma, administradores e fiscais líderes. Ao ter noções mais palpáveis sobre como liderar melhor, cada um deles saberá tirar o melhor de cada equipe, sobretudo na época da safra”, ressalta.
 
Durante a SIPAT da empresa, o tema esteve presente em uma palestra que movimentou o público. A gerente de Responsabilidade Social e Empresarial do SESI, Kátia Luz, deu uma importante contribuição passando instruções sobre como exercer uma boa liderança, reforçando práticas como a interação, boa comunicação entre a equipe, equilíbrio, conhecimento sobre o trabalho, delegação de tarefas, dentre outros.

ASCOM/FIEPI

Nenhum comentário: